metropoles.com

Presidente da OAB nega “intenção de ofender” Sergio Moro

Felipe Santa Cruz dissera que o ministro da Justiça “bancava o chefe de quadrilha” ao defender destruição de mensagens apreendidas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz
1 de 1 O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Horas depois de o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, recorrer à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo investigação por alegado crime de calúnia contra o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, o advogado soltou uma nota em que nega ter havido “a motivação de ofender a honra” do ex-juiz ao afirmar que ele agia como se estivesse “bancando o chefe de quadrilha”.

O ataque a Moro foi feito logo depois de o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, revelar que o ministro ligara para avisar que ele, Noronha, havia sido uma das vítimas dos hackers que invadiram estimados 1 mil celulares de autoridades dos três Poderes. Durante a conversa, o ex-juiz federal informara ao comandante do tribunal que as mensagens apreendidas na Operação Spoofing seriam “descartadas”, para “preservar a privacidade” dos atingidos.

Confira a nota do presidente da OAB:

Minha afirmação não teve, em qualquer momento, a motivação de ofender a honra do ministro Sergio Moro. Ao contrário, a crítica feita foi jurídica e institucional, por meio de uma analogia e não imputando qualquer crime ao ministro.

Essa semana, no programa Roda Viva, da TV Cultura, reconheci que a analogia utilizada estava acima do tom que costumo usar, mesmo considerando os sistemáticos atentados contra preceitos do Estado democrático de direito que deram base à declaração.

De todo modo, como disse na entrevista, mantenho, no mérito, minha crítica de que o ministro da Justiça não pode determinar destruição de provas e que deveria, para o bom andamento das investigações, se afastar do cargo, como recomendou o Conselho Federal da OAB.

Por fim, como já enunciei diversas vezes, entendo ser necessário o retorno à normalidade do debate democrático e sugiro ao governo – de forma geral – evitar o clima belicoso, restabelecendo a harmonia institucional no país.

Felipe Santa Cruz
Presidente da OAB

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?