metropoles.com

Presidente da Frente pelo Brasil Competitivo cobra reforma administrativa

Deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) disse que governo Lula não deu nenhum sinal de medidas de enxugamento e de custos e da máquina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida do deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) - Metrópoles - Foto: Reprodução

O presidente da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), disse que o governo do presidente Lula (PT) precisa apresentar uma reforma administrativa.

“Eu acho que tem uma reforma que está faltando. É uma reforma que o governo não deu nenhum sinal. É a reforma administrativa”, disse ao Metrópoles Entrevista.

“Não há nenhum sinal por parte do governo de tomar medidas de enxugamento dos custos e da máquina administrativa”, continuou Jardim.

Assista à íntegra da entrevista:

Durante a campanha, Lula indicou a necessidade de uma reforma administrativa. Em discurso na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em agosto de 2022, ele afirmou: “Eu acho que nós vamos ter que fazer uma reforma administrativa sim. É preciso, você tem pouca gente ganhando muito e tem muita gente ganhando muito pouco”.

Bolsonaro, que não concedeu reajustes a servidores públicos em seu mandato, fez uma tentativa fracassada de reforma.

O tema é visto com parcimônia pelo atual governo, para evitar o desgaste com o funcionalismo, grande puxador de votos.

Em meados de junho deste ano, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou a abertura de 4.436 vagas distribuídas em 20 órgãos públicos. Os concursos já autorizados neste ano totalizam 5.880 vagas a serem preenchidas.

Medidas do governo

O deputado Arnaldo Jardim disse ainda “festejar” algumas iniciativas do governo no sentido de promover a desburocratização e melhorar o ambiente de negócios do país.

Entre essas medidas, foram citados o novo marco fiscal, a própria reforma tributária e o novo marco das garantias, além das Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Senado aprova marco das garantias; texto volta à Câmara

A Frente Parlamentar Mista Pelo Brasil Competitivo visa avançar em soluções para a melhoria da competitividade brasileira. Um dos maiores entraves do país trabalhados pelo grupo é o chamado Custo Brasil, de R$ 1,7 trilhão ao ano.

Além das reformas tributária e administrativa, ela defende a promoção de um ambiente jurídico-regulatório mais adequado, propondo a desburocratização e simplificação da legislação de incentivo à competitividade brasileira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?