Presidente da Câmara afasta Maluf do mandato de deputado federal
Ex-prefeito de São Paulo está preso desde dezembro do ano passado. Parlamentar foi condenado a 7 anos e 9 meses de reclusão
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afastou o deputado Paulo Maluf (PP-SP) do mandato, nesta segunda-feira (19/2). O ex-prefeito de São Paulo está preso em Brasília desde dezembro de 2017. A determinação foi publicada em edição extra do Diário da Câmara.
Na decisão, Maia afirma que a prisão do deputado “inviabiliza, por prazo superior a 120 dias, o regular exercício do mandato parlamentar”.
Maluf foi condenado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão. O político teve a execução imediata do cumprimento da pena determinada pelo ministro Edson Fachin em 19 de dezembro de 2017. No acórdão condenatório, a Corte Suprema do país determinou que a condenação fosse cumprida no Distrito Federal. Hoje, Maluf está no Complexo Penitenciário da Papuda.
O parlamentar é acusado de lavagem de dinheiro. A condenação diz respeito à tentativa de ocultar verba proveniente de um desvio de US$ 15 milhões na construção da Avenida Água Espraiada – atualmente chamada Avenida Roberto Marinho – na capital paulista.