metropoles.com

Presidenciáveis têm novo embate nesta sexta, durante debate na RedeTV!

Emissora promove primeiro confronto de candidatos após eles se registrarem no TSE: candidaturas de Lula e Bolsonaro estão sob contestação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
abre-justica-presidenciaveis
1 de 1 abre-justica-presidenciaveis - Foto: Arte/Metrópoles

Os candidatos à Presidência da República participarão de debate nesta sexta-feira (17/8), às 22h, na emissora Rede TV!. Este será o segundo embate na TV entre os postulantes a presidente – o primeiro foi promovido pela Bandeirantes –, mas o primeiro evento do tipo realizado após o registro das candidaturas e programas de governo junto à Justiça Eleitoral.

Nessa quinta-feira (16), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ele participasse do confronto de ideias da Rede TV!, em São Paulo – o líder petista está preso desde abril, em Curitiba (PR), condenado em segunda instância na Lava Jato. A defesa do ex-presidente anunciou que recorrerá da decisão, devendo solicitar ainda nesta sexta que ele seja substituído no evento pelo candidato a vice na coligação, o ex-prefeito paulista Fernando Haddad.

Devido ao fato de que condenados em segunda instância judicial, em tese, tornam-se inelegíveis pelos critérios da Lei da Ficha Limpa, a participação de Lula no pleito deste ano tem sido contestada. Até a noite dessa quarta, já tramitavam na Corte Eleitoral sete pedidos de impugnação do registro de candidatura do ex-presidente. Também nesta noite, um advogado do Rio de Janeiro entrou com solicitação no mesmo sentido contra a participação de Jair Bolsonaro (PSL-RJ) na disputa ao Planalto: o deputado federal também têm processos contra ele em curso no Supremo Tribunal Federal (STF).

O petista e o militar da reserva lideram, até agora, as pesquisas de intenção de voto. No cenário sem Lula, Bolsonaro passa à frente da corrida eleitoral. Portanto, é provável que as situações de ambos – e seus direitos de disputarem a Presidência – sejam exploradas pelos adversários durante o debate da Rede TV. Os mediadores do embate desta sexta-feira serão os jornalistas Mariana Godoy, Boris Casoy e Amanda Klein. Mais quatro jornalistas terão direito a fazer duas perguntas cada.

Os eleitores podem acompanhar a discussão por celular, tablet ou computador, onde a dinâmica será diferente da televisão e o início está previsto para 14h. As transmissões serão nas plataformas Facebook, Twitter, YouTube e Portal da RedeTV!.

Sequência do debate
Primeiramente os candidatos responderão à pergunta: “Por que o senhor(a) quer ser presidente do Brasil?” Cada um dispõe de 45 segundos de fala. Depois eles partirão para o confronto direto: terão 30 segundos para formular as perguntas e as respostas não podem ultrapassar 45 segundos.

O segundo bloco será dedicado às perguntas dos jornalistas e os presidenciáveis terão 1 minuto para responder. Outro confronto direto se segue no terceiro bloco e depois cada candidato disporá de 45 segundos para considerações finais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?