metropoles.com

Prefeito e 2 vereadores de Japeri são presos por ligação com tráfico

Preso nesta sexta-feira (27/7) o prefeito Carlos Moraes Costa (PP) xingou e ameaçou jornalistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Prefeitura de Japeri/Divulgação
Carlos Moraes Costa, prefeito de Japeri
1 de 1 Carlos Moraes Costa, prefeito de Japeri - Foto: Prefeitura de Japeri/Divulgação

O prefeito de Japeri (RJ), Carlos Moraes Costa (PP), foi preso nesta sexta-feira (27/7) por suposta associação com o tráfico de drogas. A prisão foi feita a partir de uma denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ). Também foram emitidos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra o presidente da Câmara Municipal de Japeri, Wesley George de Oliveira e o vereador Claudio José da Silva, ambos do PP.

Durante a prisão o prefeito Carlos Maraes foi filmado xingando e ameaçando jornalistas, em suas palavras ele disse “a gente resolve isso na Baixada!”. Ao ser questionado se tratava-se de uma ameaça, o prefeito gritou que sim.

De acordo com a denúncia oferecida pelo MP, o prefeito e os vereadores integravam o núcleo político de uma organização criminosa que domina o tráfico de drogas no Complexo do Guandu, em Japeri. Eles se aproveitariam do peso e prestígio de seus cargos para atuar em favor dos interesses de traficantes, repassando informações privilegiadas. Além disso, o grupo, fraudava licitações e desviava dinheiro público.

O prefeito foi flagrado, por meio de escutas autorizadas pela Justiça, em diálogos comprometedores com um traficante. Para as autoridades, as conversas conteriam indícios de comprometimento do político com a defesa dos interesses da organização criminosa.

O traficante também já teria telefonado anteriormente para o prefeito e para outras pessoas influentes do município para interromper uma operação policial contra a realização de um baile funk promovido pelo trafico.

Segundo a denúncia, o vereador Claudio José, o Cacau, também já teria ligado para o traficante se prontificando em ajudar em uma intervenção policial na comunidade. Nos diálogos judicialmente interceptados, fala-se que o lucro mensal do tráfico com essa atividade chegaria a R$ 100 mil. Na casa do prefeito, foram apreendidos uma arma, munição, R$ 34 mil reais e 850 dólares.

O MP-RJ também obteve junto ao Judiciário a suspensão do exercício da função pública do prefeito e dos dois vereadores. Estão sendo cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra 37 traficantes denunciados por integrarem a facção criminosa que controla a venda de drogas em favelas de Japeri.

Em nota, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) repudiou as declarações do prefeito. Leia a íntegra:

“A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Aberta) repudia as ameaças e intimidações feitas pelo prefeito de Japeri (RJ), Carlos  Moraes, aos jornalistas que faziam a cobertura da Operação Sênones, do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense, nesta sexta-feira (27/7). Ao ser preso por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas,  Moraes xingou os jornalistas e ameaçou o repórter da TV Globo, Diego Haidar. ‘A gente resolve isso na Baixada’, gritou Moraes. A ABERT lembra que a imprensa tem como missão informar a sociedade sobre fatos de interesse público. Além de infringir o direito constitucional de acesso à informação,  qualquer ato de intimidação ao trabalho jornalístico é uma ameaça à liberdade de imprensa.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?