metropoles.com

Prates: Minas e Energia não terá decisões estratégicas até fim do ano

Segundo Prates, membro do grupo de Minas e Energia na transição, ministro Sachsida prometeu evitar alterações estruturais nos próximos meses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PT
Ex-presidente Lula e o senador Jean Paul Prates, ambos do PT, posam para foto. Eles estão de frente, usam trajes sociais, e encostam os punhos num cumprimento. Ao fundo, vários cartazes de propaganda de Lula e do PT - Metrópoles
1 de 1 Ex-presidente Lula e o senador Jean Paul Prates, ambos do PT, posam para foto. Eles estão de frente, usam trajes sociais, e encostam os punhos num cumprimento. Ao fundo, vários cartazes de propaganda de Lula e do PT - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PT

O senador Jean Paul Prates (PT-RN), integrante do grupo técnico de Minas e Energia na equipe de transição, afirmou nesta terça-feira (22/11) que o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, garantiu que não vai tomar ou alterar decisões estratégicas que afetem a estrutura, os programas e as ações da pasta na reta final da gestão.

“Além de ter sido bastante cooperativo e receptivo, ele [Sachsida] nos informou que tomou a decisão de suspender qualquer decisão de caráter estrutural do ministério até a mudança do governo”, explicou Prates, na saída da reunião na sede do minstério.

Segundo o senador, a medida é importante para evitar “surpresas” ou “sobressaltos” nesse período inicial do governo Lula, que terá início em janeiro de 2023.

Por volta das 9h30, o coordenador executivo do gabinete de transição de Minas e Energia, professor Maurício Tolmasquim, e os relatores dos subgrupos, Jean Paul Prates (Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Giles Azevedo (Mineração) e Nelson Hubner (Energia Elétrica) se reuniram com o atual titular da pasta.

Jean Paul Prates é o nome de Lula para comandar a Petrobras

Transição no Ministério de Minas e Energia

O encontro desta terça marca o início do contato do gabinete de transição de Minas e Energia com o atual governo. As equipes têm até o próximo dia 30 de novembro para apresentar o relatório preliminar, segundo o senador. “A gente tem pouco tempo para muito trabalho, por isso estamos tentando adiantar o processo”, frisou.

Mais tarde, o grupo técnico teve uma reunião interna no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), sede da transição, para consolidar um diagnóstico da situação atual e montar um documento com prioridades.

“Vamos mapear as ações emergenciais, verificar o que precisa ser feito imediatamente e sugerir algumas políticas para os primeiros 100 dias do governo. Esse documento vai ser dado para o ministro quando assumir, para ele já ter um Raio-x do setor pronto”, explicou.

Preços dos combustíveis

Questionado sobre as decisões do ministério ligadas à Petrobras e a política de valores dos combustíveis em território brasileiro, Prates argumentou que até o momento, não há nada sendo discutido sobre a questão dos preços da gasolina e do diesel.

“Não é a Petrobras, ao nosso entender e do presidente Lula, que baixa os preços de combustíveis”, salientou. Quem faz a política de preços, segundo Prates, é a questão de política setorial, ligada ao governo. “Claro, a Petrobras pode contribuir, mas é principalmente a agência reguladora e ministério que fazem esse processo, e isso vai se dar dentro do novo governo”.

Na saída da reunião interna no CCBB, o senador afirmou que haverá uma reunião específica sobre a petrolífera com o presidente, “no sentido de assegurar a mesma coisa, ou seja, suspender todos os processos que sejam mais estruturais, mais estratégicos em relação à empresa nesse momento, aqueles que estiverem começando recentemente etc, para que a gente possa tomar essas decisões com mais calma.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?