Posse de parlamentares no Congresso está mantida para 1º de fevereiro
Havia dúvidas sobre a manutenção da data de posse diante do rastro de destruição deixado no Congresso Nacional após a invasão de terroristas
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar dos danos causados às dependências do Congresso Nacional, a posse dos novos parlamentares está mantida para acontecer em 1º de fevereiro. A informação foi confirmada ao Metrópoles pela Mesa Diretora do Senado Federal.
Havia uma dúvida sobre a manutenção da data diante do rastro de destruição deixado no Congresso Nacional após a invasão de manifestantes extremistas, ocorrida no último domingo (8/1).
No dia, tomarão posse os 513 deputados federais e os 27 senadores eleitos. A data marca o início da nova legislatura do Congresso Nacional, que se encerrará em 31 de janeiro de 2027.
No mesmo dia, há, ainda, a eleição para nova Mesa Diretora de Câmara e Senado.
Ataques
Por volta das 14h40, extremistas invadiram o Congresso Nacional sob uma chuva de bombas de gás lacrimogênio. Em seguida, conseguiram passar pelas barricadas da Polícia Militar do Distrito Federal e entrar no Palácio do Planalto, sede da Presidência da República.
Vidraças, cadeiras e mesas dos dois prédios públicos foram quebradas (veja fotos do interior do Palácio do Planalto depredado). Funcionários do Congresso Nacional que estavam de plantão foram ameaçados.
O último alvo dos manifestantes extremistas foi o Supremo Tribunal Federal (STF). O prédio do órgão do Judiciário foi invadido por volta das 15h45.