metropoles.com

Posse de Gleisi Hoffmann na presidência do PT vira ato pró-Lula

Senadora é a primeira mulher a presidir o partido. Lula e Dilma participaram do evento em Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
lula e gleisi
1 de 1 lula e gleisi - Foto: Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles

Os ex-presidentes da República Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff participaram, na noite desta quarta-feira (5/7), da posse do novo comando do partido. Pela primeira vez, a sigla será chefiada por uma mulher: a senadora Gleisi Hoffmann (PR), que foi empossada no evento promovido no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

Gleisi assume o PT após um período em que, em pouco mais de três anos, o partido venceu sua quarta eleição presidencial consecutiva, foi alvo de um impeachment que tirou Dilma do poder e viu algumas de suas principais lideranças presas ou investigadas na Lava Jato. Entre elas, Lula e a própria senadora, que se tornou ré pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Ela e o marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, são acusados de ter recebido R$ 1 milhão para a campanha da senadora em 2010. De acordo com depoimentos de delatores na Lava Jato, o valor é oriundo de recursos desviados de contratos da Petrobras. Ambos foram citados nas delações do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Delações, denúncias e condenações à parte, Lula foi aclamado pelos militantes presentes como candidato do PT à Presidência da República em 2018. Um a um, os parlamentares do partido se revezaram ao microfone para atacar o atual presidente, Michel Temer (PMDB), e para pedir a convocação de eleições diretas imediatamente. “Vamos recuperar a democracia e eleger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou o senador Lindbergh Farias (RJ).

O presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vargner Freitas, pediu o “fim da perseguição” ao ex-presidente Lula. “Mas, se ele for condenado injustamente, vamos tomar o Brasil”, disse Freitas.

4 imagens
1 de 4

Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
2 de 4

Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
3 de 4

Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
4 de 4

Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles

Depois foi a vez de Dilma, Gleisi e Lula falarem. Veja o que disseram:

Dilma Rousseff
É fato que houve um golpe no Brasil. E é fato que esse golpe está caminhando para a ruína, como na ditadura militar. Eles não conseguem criar condições para fazer as reformas que propuseram. Por isso, o PT tem mostrado que sabe se adaptar, mas sem mudar de lado. Estamos nos adaptando.”

Gleisi Hoffmann
Temos que ter clareza sobre para quem nós governamos e saber para quem queremos voltar a governar. Vamos defender os direitos de todos os brasileiros, mas vamos defender o presidente Lula. Não pensem eles que com uma sentença de juiz de primeira instância vamos ter uma eleição sem Lula. Sem o presidente Lula, a eleição será uma fraude.”

Lula
Certamente o Rodrigo Maia [presidente da Câmara dos Deputados, do DEM-RJ] está se preparando para assumir [o governo]. Não podemos pensar que um golpista é melhor do que o outro. Um golpista é um golpista.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?