metropoles.com

Porta-voz: governo adia reforma administrativa para 2020

Pressão de setores do funcionalismo público e contexto de manifestações populares na América Latina influenciaram no recuo do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isac Nóbrega/PR
06/05/2019 Briefing do Porta-Voz, Antônio Rêgo Barros
1 de 1 06/05/2019 Briefing do Porta-Voz, Antônio Rêgo Barros - Foto: Isac Nóbrega/PR

O “timing político” do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi um dos aspectos determinantes para que o envio da proposta de reforma administrativa ao Congresso fique para o início de 2020, segundo afirmou o porta-voz Otávio do Rêgo Barros, na noite desta terça-feira (26/11/2019).

Entre as mudanças previstas, está a alteração de regras de contratação, salário, jornada e estabilidade de servidores. Contrariados, setores do funcionalismo público fizeram pressão no Executivo, e a proposta está sendo adiada desde o início de novembro. O contexto externo, de manifestações populares na América Latina, também contribuiu para que o governo recuasse.

“O presidente tem a responsabilidade natural e essencial, como chefe do poder Executivo, de analisar e identificar o timing do avanço das diversas propostas que o governo faz junto ao Congresso Nacional. Claro que na análise e no timing da elevação dessas propostas ao Congresso, dentre outros aspectos, os aspectos políticos são envolvidos”, afirmou Rêgo Barros.

O porta-voz nega, porém, que o governo tenha voltado atrás quanto à necessidade de reforma. “Isso não significa qualquer recuo, qualquer inviabilidade do projeto maior que encampa uma série de reformas e cujas reformas colocarão, certamente, o Brasil a caminhar de forma mais rápida nessas questões que são estruturais”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?