metropoles.com

Por que o PT não pretende embarcar no “Fora Bolsonaro”

Esse é um dos assuntos que devem rondar o congresso do partido, marcado para o próximo dia 22 em São Paulo, com a presença do ex-presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Presidente Lula
1 de 1 Presidente Lula - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Mesmo com a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT irá discutir, a partir do próximo dia 22 de novembro, a sua agenda futura. Um dos principais pontos ventilados por membros da legenda é se eles aderem, ou não, à ideia de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (PSL). O partido vai realizar em São Paulo seu congresso nacional, que deve reconduzir, com o apoio de Lula, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) ao cargo de presidente da sigla. De acordo com delegados da legenda, esse é um assunto que estará na pauta de discussão.

“Teremos o nosso congresso com a presença do Lula. Claramente, este é um assunto que será discutido. Há quem fale em ‘fora Bolsonaro’, no sentido de que ele tem promovido a demolição deste país. No entanto é necessário ver que ele foi eleito. O partido não pode parecer que quer se vingar”, defendeu o ex-presidente da legenda, Ricardo Berzoini.

A posição dos militantes mais próximos ao ex-presidente é que essa não será a bandeira do PT. Outra avaliação interna, que embasa esse posicionamento, é o de que em um possível impeachment de Bolsonaro apenas a parte considerada mais “circense” seria eliminada. Nesse contexto, assumiria o vice, Hamilton Mourão, que, na avaliação de petistas, é menos espalhafatoso que Bolsonaro, mas comunga a mesma agenda.

Ao PT interessa mais a cassação da chapa, com base nas denúncias de crime eleitoral pela divulgação em massa de mensagens via WhatsApp durante a campanha, mas isso depende de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que recebeu a denúncia mas ainda não decidiu.

Segurança
Com a saída de Lula da prisão, o PT decidiu reforçar sua segurança. O presidente já tem a sua defesa feita pela Polícia Federal, pelo fato de ser ex-presidente. Agora, o partido decidiu adotar um sistema de segurança a mais, por considerar a situação de Lula mais vulnerável.

Mesmo assim, o partido já planeja viagens do seu líder por todo o país. A saída do petista o recoloca no cenário político como uma liderança das mais importantes, embora ele não tenha a possibilidade de ser candidato devido à Lei da Ficha Limpa.

Candidato natural
Diante disso, o PT é obrigado a lidar com a situação de ter um cabo eleitoral com força nas urnas sem ter, no entanto, um candidato natural, com a envergadura do ex-presidente, capaz de fazer a diferença na aposta em um política polarizada entre ele e o atual chefe do Executivo.

Nem mesmo o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que angariou 47% dos votos nas eleições de 2018, é tido como plano B, caso os advogados do ex-presidente não consigam anular a sentença proferida pelo então juiz Sergio Moro, atual ministro da Justiça e Segurança Pública e confirmada, em segunda instância, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Há conversas em torno do nome do governador da Bahia, Rui Costa, ou ainda de uma articulação com o nome do governador Flávio Dino (PCdoB-MA) que chegou a receber inúmeros convites, não só do PT, para migrar de legenda.

No entanto, Dino tem recusado todos. O governador do Maranhão, alçado à categoria de o “pior dos governadores de paraíbas” pelo presidente Jair Bolsonaro tem tentado tranquilizar seus correligionários. Ao gravar uma campanha de filiação para o PCdoB, Dino disse que convidou pessoas a se filiarem ao “partido do Flávio Dino”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?