metropoles.com

Por coronavírus, deputados fecham gabinetes sem decisão de Maia

Parlamentares temem o contágio do vírus após ter a primeira confirmação da doença na segunda. Na semana passada, um senador testou positivo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
planário-da-Cãmara-dos-Deputados
1 de 1 planário-da-Cãmara-dos-Deputados - Foto: Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Parlamentares mantém gabinetes fechados nesta terça-feira (17/03) após primeiro caso confirmado da infecção na Câmara dos Deputados. Congressistas temem o avanço da doença na Casa e se antecipam às medidas de segurança que serão definidas pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Nesta tarde, o deputado fluminense fará reunião com líderes para definir o futuro das atividades legislativas. Uma das estratégias é aprovar um projeto de resolução que altera o regimento da Casa para incluir um “Sistema de Deliberação Remota”, como mecanismo que garanta a votação das matérias urgentes e com apoio na Casa.

Servidores da Câmara já trabalham em rodízio; aqueles que estão na zona de risco — idosos e com doenças cronicas — fazem home office. Nos gabinetes que ainda estão abertos, a mesma política é adotada, com um adendo: funcionários que também têm contato com idosos e com outros pacientes vulneráveis também foram dispensados.

Apesar do plenário da Casa ter recebido sessão do Congresso e de debates, ele está trancado nesta terça-feira. Analistas e consultores não podem ter acesso, assim como profissionais da imprensa. O deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP) foi testado positivo na segunda-feira (16/03) para o coronavírus e está em isolamento.

O parlamentar não viajou com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), para Miami. No entanto, teve contato com senador infectado Nelsinho Trad (PSD-MS), que estava na comitiva presidencial.

O congressista recebeu o resultado positivo na última sexta-feira (13/03) e desde então o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), discute quais medidas serão tomadas com lideranças partidárias.

Ele acompanhou, à distância, uma reunião feita com integrantes da Diretoria da Casa, comandada pelo primeiro vice-presidente, senador Antonio Anastasia (PSD-MG). A mesma reunião é repetida nesta terça.

Logo após a discussão, Anastasia, o primeiro-secretário, senador Sérgio Petecão (PSD-AC); a diretora-geral, Ilana Trombka; e o secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira, farão uma coletiva de imprensa para divulgar as medidas de enfrentamento adotadas.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?