metropoles.com

Polícia Federal pede ao STF para ouvir Lula sobre a Lava Jato

Delegado da PF diz suspeitar de que o ex-presidente tenha sido beneficiado pelo esquema em curso na Petrobrás, obtendo vantagens para si, para o PT, ou mesmo para seu governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
941117-justi%C3%A7a%20premio_
1 de 1 941117-justi%C3%A7a%20premio_ - Foto: null

A Polícia Federal solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a autorização para ouvir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no inquérito que investiga a participação de políticos no esquema da Operação Lava Jato. De acordo com documento divulgado nesta sexta-feira (11/9) pela revista Época, o ex-presidente seria suspeito de envolvimento no esquema.

O documento, enviado ao STF na última quarta-feira (9/9), é assinado pelo delegado Josélio Sousa, do grupo da PF em Brasília que atua no caso. No pedido, ele diz suspeitar de que Lula tenha sido “beneficiado pelo esquema em curso na Petrobrás, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo”.

A argumentação é baseada nos depoimentos de delatores como o doleiro Alberto Youssef, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa e o ex-gerente de Engenharia da estatal, Pedro Barusco. Procurada, a Polícia Federal informou que não comentará oficialmente o assunto.

Ao Metrópoles, o Instituto Lula afirmou que ainda não há previsão para que Lula se pronuncie oficialmente sobre o assunto. Entre petistas e parlamentares da base, no entanto, o sentimento é de que o pedido faz parte de uma estratégia maior para desgastar o ex-presidente até 2018.

História e caráter
Na opinião do vice-líder do governo, Silvio Costa (PSC-PE), ainda que seja investigado, “Lula sairá mais forte deste processo”. “Respeito a Polícia Federal, é uma das instituições mais sérias do Brasil, mas, por outro lado, confio profundamente na história e no caráter do presidente Lula. Então, evidentemente que a gente sabe que ao final dessa possível investigação, o presidente Lula sairá muito maior”, diz Costa.

Entre parlamentares da oposição, a notícia foi comemorada. Segundo o líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), a notícia “sedimenta a tese de que este processo de corrupção investigado pela Lava Jato é um projeto do PT e não apenas do governo Dilma”. Ainda segundo o senador goiano, “Lula foi o mentor intelectual deste esquema e o que a Polícia Federal está constatando é o que toda a sociedade brasileira já sabia”.

Na última quinta-feira (10/9), com um Salão Verde repleto dos bonecos “pixulecos” – caracterizados como o ex-presidente Lula vestido de presidiário – mais de 200 deputados federais lançaram um movimento pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff. Nos discursos, o pedido de prisão de Lula era constante.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?