metropoles.com

Polícia Federal aponta propina de R$ 64,9 milhões a Aécio Neves

Empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez teriam feito pagamentos para benefícios em obras no Rio Madeira. Defesa do deputado nega

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO/AE
aecio-neves
1 de 1 aecio-neves - Foto: ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

A Policia Federal (PF) apontou “contribuições indevidas” de R$ 64,9 milhões das empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez ao deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) nas obras das hidrelétricas do Rio Madeira, que passa por Amazonas e Rondônia. O relatório final aponta corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

De acordo com o delegado Bernardo Guidali Amaral, que assina o relatório, o esquema tinha a participação dos doleiros Dario Messer, conhecido como “doleiro dos doleiros” e José Antônio Estevão, além do ex-diretor de Furnas Dimas Toledo. Os pagamentos teriam sido feitos em 2008 e 2011.

Aécio teria recebido os valores pela influência no setor de energia elétrica para ajudar as empresas nas obras em que tinham interesse. O delegado se baseou na delação premiada do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (MDB), segundo quem Aécio lhe confidenciou a propina.

De posse do relatório, fica a cargo do Ministério Público Federal (MPF) decidir se oferece ou não denúncia contra o parlamentar.

Ao Metrópoles, a assessoria do deputado manifestou, em nota assinada pelo advogado Alberto Zacharias Toron, “absoluta perplexidade” com o que classifica como “absurdas conclusões” do relatório.

Segundo a defesa, a obra em questão era tocada pelo governo federal, ao qual ele fazia oposição, e que não tinha relação com o governo de Minas Gerais. Afirmando não haver provas contra o tucano, o advogado diz confiar no arquivamento da investigação.

“As temerárias e fantasiosas conclusões a que chega o Delegado são baseadas em delações espúrias, algumas delas sequer aceitas pelo MPF e em relatos de ‘ouvir dizer’. Não há um singelo elemento de prova que as corrobore.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?