metropoles.com

Podemos vai acionar STF contra lei de abuso de autoridade

Partido ainda vai questionar a lei dos partidos políticos e a lei eleitoral que dispõem, em linhas gerais, sobre a atuação dos partidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DIVULGAÇÃO
Plenário do Senado
1 de 1 Plenário do Senado - Foto: DIVULGAÇÃO

A bancada do Podemos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal informou, nesta terça-feira (17/12/2019), que vai protocolar no Supremo Tribunal Federal (STF) duas ações Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) contra a lei de abuso de autoridade e contra as mudanças na lei dos partidos políticos e na lei eleitoral. Ambas as propostas foram apreciadas pelo Congresso Nacional.

A lei de abuso de autoridade define as condutas de agentes públicos, como policiais, promotores e juízes, que poderão ser enquadradas no crime de abuso de autoridade.

Já a lei dos partidos políticos e a lei eleitoral dispõem, em linhas gerais, sobre a atuação dos partidos políticos e as regras para as eleições.

“Vamos acionar o STF por entender que há algumas inconstitucionalidades. A lei de abuso de autoridade prejudica toda a luta da Lava Jato e do combate à corrupção”, disse a deputada Renata Abreu (SP). “São pontos que podem prejudicar o avanço do nosso país.”

Segundo o líder do Podemos no Senado, senador Álvaro Dias (PR) “a população jamais admitiu facilidades no plano eleitoral. Muito menos, recursos ilimitados para bancar campanhas e sustentar candidaturas”.

“Quando os nossos recursos se esgotam no âmbito do Legislativo para atender um clamor popular, só nos resta recorrer ao STF que é o intérprete maior da Constituição do país. É nosso dever propor ADI para colocar no chão, para extirpar da legislação, alguns dispositivos que tiveram objetivo de limitar a ação do judiciário”, afirmou Álvaro Dias.

Segundo o senador, as duas ações serão protocoladas no Supremo nesta quarta-feira (18/12/2019).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?