Podemos filia Soraya Thronicke, mas continua de olho em mais senadores
Senadora e candidata à Presidência da República em 2022, Soraya Thronicke deixou o União Brasil e se filiou ao Podemos, que turbima bancada
atualizado
Compartilhar notícia
O Podemos oficializou na tarde desta quarta-feira (28/6) a filiação da senadora Soraya Thronicke (MS), antecipada pelo colunista Igor Gadelha, do Metrópoles. Dessa forma, a bancada “podemista” fica com sete nomes e ultrapassa em tamanho o PP e PSDB no Senado Federal. A adesão foi formalizada em ato coletivo, no salão azul do Congresso.
Soraya Thronicke é o segundo membro da Casa Alta a abandonar o União Brasil e migrar para o Podemos. Ainda neste mês, Rodrigo Cunha (AL) deixou a legenda comandada pelo deputado Luciano Bivar (PE) e migrou para o partido comandado pela deputada Renata Abreu (SP), cujo apetite não aparenta estar saciado.
“Esse namoro tem vários meses. (…) Teremos outras novidades, podem esperar que estamos trabalhando pra isso”, disse o senador Carlos Viana (Podemos-MG). Antes, Renata Abreu destacou a “coragem” de Soraya Tronicke enfrentar uma candidatura à Presidência da República em meio ao que destacou como uma “eleição polarizada”.
Soraya, em tempo, falou sobre a empreitada assumida de última hora. Na eleição de 2022, Luciano Bivar era o pré-candidato da legenda, mas desistiu de última hora para se candidatar a deputado federal. Dessa forma, a senadora foi convocada a ocupar o espaço pois, caso fosse derrotada, não ficaria sem mandato.
“Não existe vida política sem partido. Saio do União Brasil deixando portas abertas e gratidão. Consegui ser eleita senadora, não pedi pra ser candidata à Presidência, fiz por questão partidária. Tudo que aconteceu dentro da campanha… Foi um milagre de chegar em 2 pontos com poucos dias [de candidatura]”, disse Soraya Thronicke.
Ela completa: “Somos assediados e muitos trocam de partido como quem troca de roupa. É uma mudança significativa, é um momento sério porque determina o futuro de nossas vidas e do grupo. Espero mudar o partido para melhor, trazendo minha força e minha garra. Não venho só, venho com o time que é muito caro pra mim. “