PMDB já virou MDB, mas só pediu autorização do TSE nesta quarta-feira
Com esse pedido, são quatro os partidos que aguardam análise dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral para irem às urnas de nome novo
atualizado
Compartilhar notícia
O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) iniciou o ano com nome novo: agora é só MDB. Mas somente nesta quarta-feira (31/1), a sigla do presidente Michel Temer registrou pedido de alteração no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, a legenda também solicitou algumas adaptações em seu estatuto, para adequar-se à legislação eleitoral.
Com esse pedido, são quatro os partidos que aguardam a análise, em sessão administrativa, dos ministros do TSE, para mudança do nome e sigla. O Partido Social Democrata Cristão (PSDC) quer se chamar Democracia Cristã (DC). O Partido Ecológico Nacional (PEN) pretende mudar para Patriota (PATRI). Já o Partido Progressista (PP) almeja trocar para Progressistas, mantendo a sigla PP.
Quem já mudou?
No ano passado, em 12 de setembro, o Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) obteve no TSE autorização para passar a chamar-se Avante. Os ministros acompanharam o voto do ministro relator, Napoleão Nunes Maia, que acolheu o requerimento da sigla. Antes, em 16 de maio, a Corte Eleitoral havia aprovado a troca do nome do Partido Trabalhista Nacional (PTN) para Podemos (PODE). O pedido de alteração foi relatado pelo ministro Admar Gonzaga, que concordou com a solicitação. (Com informações do TSE)