metropoles.com

Planos de saúde: Senado chama presidente da ANS para explicar reajuste

Agência Nacional de Saúde anunciou, recentemente, reajuste de 15% nos planos de saúde familiar ou individuais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
planos de saude
1 de 1 planos de saude - Foto: iStock

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (31/5), requerimento de convocação do diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS), Paulo Rebello, para explicar o reajuste de 15,5% nos planos de saúde. Por se tratar de convocação, Rebello está obrigado a comparecer ao colegiado.

Isto não impede, porém, que os senadores transformem, posteriormente, o requerimento em convite, permitindo que ele se abstenha de ir ao Senado.

O requerimento é do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Ele, recentemente, apresentou projeto de lei e de decreto legislativo para a suspensão imediata de reajustes, neste ano, nos preços dos planos de saúde e medicamentos.

As propostas buscam a suspensão imediata, a partir da sanção do governo federal, dos reajustes anuais dos preços de medicamentos e dos planos e seguros privados de assistência à saúde para este ano de 2022. Além disso, também preveem que após o término do prazo seja vedada a cobrança retroativa dos ajustes suspensos.

“Descaso absurdo”

Randolfe Rodrigues criticou o reajuste previsto pela ANS, que classificou como “descaso absurdo”. “É mais uma demonstração de seu completo descaso com o bem-estar da população brasileira”, defende.

“É inviável que se pretenda estabelecer a cobrança dos valores majorados. Bastante mais alinhado ao princípio constitucional da tutela do consumidor e à dinâmica da própria parte mais vulnerável nas contratações seria se pensar na não cobrança desses valores aviltantes”, prossegue na justificação da matéria.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?