Planalto confirma Alexandre Baldy para Ministério das Cidades
Posse do novo ministro, que é deputado federal por Goiás, está marcada para as 15h30 desta quarta-feira (22), no Palácio do Planalto
atualizado
Compartilhar notícia
O Palácio do Planalto distribuiu nota nesta terça-feira (21/11) confirmando a nomeação, pelo presidente Michel Temer (PMDB), do deputado Alexandre Baldy (sem partido-GO) para assumir o Ministério das Cidades, em substituição ao deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), que pediu demissão do cargo na segunda-feira da semana passada, adiantando a reforma ministerial. A nota confirma também que a cerimônia de posse de Baldy está marcada para esta quarta-feira (22), às 15h30, no Salão Oeste, do Palácio do Planalto.
Apesar de tentar segurar Imbassahy o máximo de tempo no cargo, o presidente tem como objetivo principal conseguir os 308 votos necessários para aprovar a primeira etapa da reforma da Previdência no início de dezembro, conforme acerto com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Temer gostaria de esperar, pelo menos, a próxima reunião do PSDB, em 9 de dezembro, para promover qualquer outra mexida entre os ministros do partido no governo.A demora na confirmação do nome de Baldy como titular da pasta e de sua consequente posse estava causando incômodo em setores do Congresso Nacional. Temer está sendo pressionado também, principalmente pelo seu partido, o PMDB, a substituir o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy (PSDB). O presidente, no entanto, ainda resiste à ideia. Até o momento, o nome mais cotado para o lugar de Imbassahy é o do deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS), sugerido a Temer pelo líder do PMDB na Câmara, Baleia Rossi (SP).
Previdência
A quarta-feira será um dia bem importante para o Planalto nas discussões e avanços em relação à reforma da Previdência. Temer, que tem aberto as portas de seu gabinete para parlamentares, receberá às 11h no Alvorada vários governadores, a fim de sensibilizá-los quanto à importância de aprovação das mudanças na Previdência Social. Deve fazer mais apelos nesse sentido no discurso de posse de Baldy e também às 17h, quando recebe cerca de 25 prefeitos. O presidente acredita que os prefeitos poderão ajudar na mobilização e convencimentos dos parlamentares na aprovação do texto.
À noite, em jantar com líderes e mais de 200 deputados convidados, mais uma vez no Alvorada, haverá nova investida em favor da reforma. Neste jantar, o deputado Arthur Maia (PPS-BA), relator da proposta na Câmara, deve apresentar o texto base da reforma e economistas defenderão a proposta para os parlamentares, assim como o próprio presidente Temer.