Planalto anuncia projetos para estados endividados e microeconomia
Medidas e projetos, liderados pelo Ministério da Economia, devem ser detalhados ao longo do mês pela pasta
atualizado
Compartilhar notícia
O Palácio do Planalto anunciou, nesta segunda-feira (8/4), que o ministério da Economia prepara medidas para ajudar estados e municípios endividados e deve lançar, ainda este mês, ações para tentar “destravar a atividade econômica” no país. Segundo o porta-voz da presidência, general Otávio Rêgo Barros, a pasta liderada por Paulo Guedes vai detalhar o pacote econômico e as demais medidas ainda em abril.
O Planalto comunicou aos jornalistas que o ministério elabora duas medidas: uma primeira, ainda para este mês, que deve abrir linhas de crédito para estados e municípios que “se comprometerem a buscar equilíbrio das contas”. Prefeituras e estados endividados terão aval do Tesouro Nacional para buscar fôlego nas contas.
A segunda, ainda sem data, deverá redistribuir a renda do petróleo obtida pelo governo federal. “Ideia é inverter a lógica atual de centralização de recursos da União passando a distribuir a maior parte do dinheiro para estados e municípios”, explicou o porta-voz. Os detalhes, entretanto, ainda não foram divulgados nem pelo Planalto, nem pela Economia.
Rêgo Barros também anunciou iniciativas voltadas a “aumentar a produtividade e o emprego e tentar destravar a atividade econômica”. Serão quatro ações, nomeadas “Simplifica, Emprega Mais, Brasil 4.0 e Pró-Mercados”. Os quatro grandes planos, como foram chamados pelo porta-voz, serão detalhados pela pasta ao longo do mês.