metropoles.com

Planalto altera decreto das armas e cidadãos não poderão comprar fuzis

O governo informou que os itens foram modificados após questionamentos da Justiça, do Poder Legislativo e da sociedade. “Essência continua”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Flickr
fuzil ak-47
1 de 1 fuzil ak-47 - Foto: Reprodução/Flickr

O governo decidiu alterar alguns itens do decreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que regulamenta a posse e o porte de armas de fogo. Entre eles, o Palácio do Planalto esclarece que cidadãos comuns não poderão adquirir armamento pesado, como fuzis, carabinas e espingardas.

As retificações do Decreto nº 9.785 foram publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (22/05/2019) e um novo documento será elaborado. De acordo com o Planalto, foram modificados pontos questionados pela Justiça, pelo Poder Legislativo e pela a própria sociedade, “sem alterar a essência”.

decreto de Bolsonaro, assinado no último dia 7, aumentou o limite de energia cinética das armas permitidas para 1.620 joules e, com isso, liberou o uso de armamento considerado restrito. Outra medida polêmica foi a mudança na comprovação de necessidade para ter uma arma para 19 categorias.

Com a publicação, o texto foi contestado pelo Ministério Público Federal por partidos políticos no Supremo Tribunal Federal. Governadores de 13 estados e do Distrito Federal assinaram uma carta aberta contra o decreto de Bolsonaro.

Outro item a ser modificado é o estabelecimento de uma idade mínima para a prática de tiro esportivo. Agora, o interessado deverá ter, pelo menos, 14 anos e autorização de ambos os responsáveis para a atividade.

Veja a íntegra do documento enviado pelo Palácio do Planalto:

Release – Decreto Armas – 21.05.2019 – Atualizado by Anonymous 2FpibLf on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?