PL quer convocar ministro que usou avião da FAB para ir a leilão
Deputados do PL apresentaram requerimento de convocação do ministro das Comunicações, Juscelino Filho
atualizado
Compartilhar notícia
A bancada do PL na Câmara dos Deputados apresentou um requerimento pedindo a convocação do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, para prestar esclarecimentos sobre as recentes polêmicas envolvendo o titular da pasta do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Juscelino, que é deputado federal licenciado do mandato, virou alvo de nova crise no governo federal, após a divulgação de notícias em que o ministro teria utilizado o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar até um leilão de cavalos. O caso foi divulgado pelo Estadão.
O requerimento dos deputados também lança suspeitas sobre o uso de recursos públicos para pagamento de diárias hoteleiras do ministro, ambos para compromissos com finalidades particulares, entre 25 de janeiro e 31 de janeiro. A peça é assinada pelos deputados Carlos Jordy (PL-RJ) e Coronel Chrisóstomo (PL-RO).
A dupla argumenta que as atividades de Juscelino não justificam o uso da aeronave. “Essas atividades não têm qualquer relação com o objetivo do Ministério das Comunicações, cujos eventos passam à margem das atividades próprias da pasta”, afirmam.
“Por essa razão é que se deve perquirir pessoalmente para que se ateste a presteza da ação tomada pelo ministro, com observância dos princípios constitucionais e infralegais para o bom uso da máquina pública. E é dever dos agentes do Estado prestar tais esclarecimentos”, prosseguem os deputados.