metropoles.com

PL confirma filiação de Bolsonaro em ato marcado para 22 de novembro

Grupo político é presidido por Valdemar Costa Neto, condenado no esquema do Mensalão. Bolsonaro ficou sem partido por dois anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
agenda presidente jair bolsonaro Evento de lançamento do Programa Nacional de Crescimento Verde no Palácio do Planalto 6
1 de 1 agenda presidente jair bolsonaro Evento de lançamento do Programa Nacional de Crescimento Verde no Palácio do Planalto 6 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Partido Liberal (PL) confirmou a filiação de Jair Bolsonaro. O mandatário da República reuniu-se com Valdemar Costa Neto, presidente da sigla, na manhã desta quarta-feira (10/11), no Palácio do Planalto, e acertou os detalhes finais da sua ida à legenda.

A cerimônia para formalizar a filiação de Bolsonaro está marcada para o dia 22 de novembro, segundo Costa Neto divulgou nas redes sociais. A data remete ao número da sigla nas urnas.

Assista ao vídeo:

O evento será realizado em Brasília, após retorno do chefe do Executivo federal da viagem ao Oriente Médio.

Detalhe em São Paulo

Mais cedo, antes de se reunir com Costa Neto, Bolsonaro disse, em entrevista a uma rádio capixaba, que havia 99,9% de chances de ir para o PL. “Depende da última conversa hoje. Está bastante encaminhado”, afirmou. Segundo o mandatário, faltava ser acertado um “pequeno detalhe” sobre as candidaturas em São Paulo. O presidente defende que é preciso fazer um número considerável de senadores, dado que hoje a base do governo no Senado é frágil.

A filiação do chefe do Executivo federal deve ser acompanhada de políticos aliados, cuja maioria está hoje no PSL. “Eu vou levar mais solução do que problemas”, pontuou ele.

4 imagens
Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL
Presidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 4

Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do PL

José Cruz/Agência Brasil
2 de 4

Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL

Reprodução/Vídeo
3 de 4

Presidente Jair Bolsonaro

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 4

Presidente Jair Bolsonaro

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Bolsonaro dizia que estava decidindo entre três legendas: PP, PL e Republicanos (antigo PRB). Há um acordo para que o PP indique o candidato a vice na chapa de Bolsonaro em 2022. O Republicanos também deve compor com o presidente na campanha.

Segundo apuração do colunista do Metrópoles Igor Gadelha, o presidente do PL estaria ameaçando deixar a base do chefe do Executivo federal, caso ele não se filiasse à sigla. Nos bastidores, dirigentes do PL teriam informado ao Palácio do Planalto que o partido poderia desembarcar do governo, caso o mandatário optasse por outra legenda.

Bolsonaro completa, na próxima sexta-feira (12/11), dois anos sem filiação partidária. Trata-se de um recorde entre presidentes da República e um prazo maior do que o previsto inicialmente pelos próprios bolsonaristas.

Em novembro de 2019, o chefe do Palácio do Planalto deixou o PSL, partido pelo qual foi eleito, após uma série de desentendimentos com a cúpula da sigla. Na ocasião, chegou a promover o lançamento de uma nova agremiação: o Aliança pelo Brasil. O projeto, porém, não saiu do papel, dada a dificuldade para recolher as assinaturas exigidas para registro perante o TSE.

Histórico

Em seus 30 anos de vida pública, Bolsonaro já passou por oito agremiações, algumas das quais foram decorrentes de fusões ou tiveram mudança de nomenclatura. Ele se elegeu vereador, em 1988, pelo PDC, partido que depois se fundiu ao PDS, herdeiro direto da Arena, formando o PPR. Durante seus sete mandatos como deputado federal, Bolsonaro passou por PPB, PTB, PFL (atual DEM), PP, PSC e PSL.

O partido ao qual foi filiado por mais tempo foi o PP, no qual esteve entre 2005 e 2016. Já mirando na campanha presidencial, ele se desligou da sigla e foi para o PSC, do pastor Everaldo. De última hora, filiou-se ao PSL.

Depois de ter deixado o PSL, Bolsonaro passou alguns meses tentando viabilizar o Aliança pelo Brasil. Sem sucesso,  passou o ano de 2021 tentando com siglas pequenas, como PRTB, PMB, Avante e Patriota. No caso deste último, um dos filhos do mandatário, o senador Flávio Bolsonaro, chegou a se filiar à legenda para abrir espaço para o pai. Dificuldades internas, no entanto, impediram que as negociações fossem adiante.

Veja a íntegra da nota do PL sobre a filiação de Bolsonaro:

“BOLSONARO ASSINA COM PL DIA 22

O presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro, assinará a ficha de filiação do Partido Liberal na manhã do próximo dia 22, em evento político dos liberais, a ser realizado em Brasília.

A informação foi confirmada pelo Presidente Nacional do PL, Valdemar Costa Neto, depois de reunião com o Chefe do Executivo brasileiro, na manhã deste dia 10 de novembro.

Segundo Costa Neto, Bolsonaro bateu o martelo sobre sua opção de partido durante o encontro que, de caráter institucional, também decidiu sobre a data da cerimônia de filiação. O evento contará com a presença de dirigentes do PL do Brasil inteiro.

O presidente liberal já designou uma comissão coordenadora que se responsabilizará pela organização do evento, que será realizado no centro de convenções do complexo Brasil 21.

A coordenação de comunicação social da legenda confirma que aguarda, para as próximas horas, a gravação de um filme em que Costa Neto anunciará a filiação de Bolsonaro”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?