metropoles.com

Henrique Pizzolato está na Papuda para cumprir pena com dois anos de atraso

O ex-diretor do BB foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro no julgamento do processo do mensalão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Pizzolato chega a Brasília
1 de 1 Pizzolato chega a Brasília - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato já está no Complexo Penitenciário da Papuda. Ele desembarcou em Brasília às 8h56 desta sexta-feira (23/10) e foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito. No presídio, começa a cumprir pena com mais de dois anos de atraso. Condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão, por peculato e lavagem de dinheiro, Pizzolato fugiu para a Itália em setembro de 2013, antes do fim do julgamento, com um passaporte falso.

Pizzolato ficará na mesma penitenciária onde foram encarcerados outros condenados da Ação Penal 470, como o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, e o ex-deputado federal pelo PT, José Genoíno.

Pelo menos doze agentes da PF, incluindo um médico e um delegado, acompanharam o trajeto do condenado em Brasília. No início da manhã, Henrique Pizzolato desembarcou em voo comercial no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

 

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Pizzolato desembarca no Aeroporto JK *Rafaela Felicciano/Metrópoles**

 

Mensalão
A chegada ao Brasil do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil encerra um capítulo na história da fuga de um dos condenados no processo do mensalão, que envolveu também vários recursos judiciais e tentativas do governo brasileiro de trazê-lo de volta ao Brasil.

Pizzolato foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 12 anos e sete meses de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato, mas, por ter dupla cidadania, fugiu para a Itália em 2013, com um passaporte falso em nome de um irmão morto. O ex-diretor foi o único dos condenados que fugiu. Ele foi preso em fevereiro do ano passado em Maranello, na Itália, após ter o nome incluído na lista de procurados internacionais da Interpol.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?