metropoles.com

Picciani protocola lista de apoio para retomar liderança do PMDB na Câmara

O deputado considera que seu retorno restaura uma posição ao qual ele foi eleito em fevereiro deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lucio Bernardo Jr./ Câmara dos Deputados
Leonardo Picciani
1 de 1 Leonardo Picciani - Foto: Lucio Bernardo Jr./ Câmara dos Deputados

Com o apoio de parlamentares que reassumiram seus mandatos nesta quinta-feira (17/12), o deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) protocolou pela manhã uma lista com 36 assinaturas favoráveis à sua recondução à liderança da bancada do partido na Câmara dos Deputados. Picciani precisa apenas da conferência das assinaturas pela Secretaria da Casa para reassumir a posição ocupada atualmente por Leonardo Quintão (PMDB-MG).

Com a presença de Marco Antonio Cabral, filho do ex-governador Sérgio Cabral, e de Pedro Paulo Carvalho, secretários dos governos estadual e municipal do Rio de Janeiro que reassumiram seus mandatos para garantir a retomada da liderança, a bancada atingiu 69 parlamentares. Segundo Picciani, os parlamentares que vieram nesta quinta representam a posição do diretório estadual do Rio.

Picciani adotou um discurso de reconciliação e união dos peemedebistas. “Não há nenhum sentimento de revanchismo, de disputa. Nós queremos unificar a nossa bancada no que for possível, queremos buscar o máximo de convergência”, comentou.

Ele criticou o uso de lista para mudança de liderança e disse esperar que sua recondução finde “medidas cartoriais” no partido “Fui vítima de um instrumento de força, de um instrumento que é ruim para o partido, que é o uso de lista porque constrange os deputados”, concluiu. O peemedebista disse que foi obrigado a recorrer a lista por ser a única forma de voltar a ser líder.

Picciani considera que seu retorno restaura uma posição ao qual ele foi eleito em fevereiro deste ano. O deputado acredita que o racha na bancada se deu por causa do momento tenso que o País vive. “É preciso que todos recolham suas armas e busquem dialogar para que o PMDB ajude o País a sair dessa situação”, frisou.

O líder ressaltou que continuará dialogando com a presidente Dilma Rousseff porque a falta de interlocução com o governo era uma das críticas dos peemedebistas. Ele reiterou que tem uma posição pessoal contra o pedido de impeachment da presidente, mas que respeitará as posições pessoais e que não vai impor sua opinião à bancada, e sim buscará o convencimento político dos peemedebistas. “Ninguém é dono do voto de ninguém na bancada”, declarou.

Sobre uma reaproximação com o vice-presidente e líder nacional do PMDB, Michel Temer, Picciani disse que vai telefonar para ele a fim de comunicar sobre a decisão da bancada de restituí-lo à liderança e que se colocará à disposição para trabalhar pela unidade do partido. “Fui envolvido numa falsa polêmica. Eu não fiz nenhuma crítica ao presidente Temer. Tenho grande apreço, é a principal liderança de nosso partido. Portanto buscarei o diálogo com ele e com as demais lideranças do partido”, afirmou

Assinaturas
A Secretaria-Geral da Mesa Diretora está questionando pelo duas das 36 assinaturas apresentadas por Picciani, para tentar se reconduzir à liderança do PMDB na Casa.

A Mesa alega que as assinaturas dos deputados Vitor Valim (PMDB-CE) e Jessica Alves (PMDB-AC) em apoio a Picciani não são válidas, pois eles também assinaram a lista de 35 apoiamentos que instituiu Leonardo Quintão (MG) no cargo, apresentada na semana passada.

Segundo o deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), a Mesa não está considerando ofício em que Valim pede a retirada do apoio dele a Quintão. No caso de Jéssica, a secretaria exige que a deputada venha à Casa para retirar o apoio a Quintão para que a assinatura em apoio a Picciani seja validada.

Picciani, deputados aliados ao peemedebista e assessores estão dentro da sala do secretário-geral da Mesa Diretora tentando resolver o impasse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?