PGR pede explicação a André Mendonça sobre ações contra opositores
A notícia-crime apresentada pelo PT e pelo PSol reclama do uso do Polícia Federal para investigar críticos ao governo
atualizado
Compartilhar notícia
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu esclarecimentos ao ex-ministro da Justiça André Mendonça, atual advogado-geral da União, sobre a abertura de inquéritos da Polícia Federal para investigar pessoas que fizeram críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). As informações são do jornal O Globo.
O pedido foi feito no âmbito da investigação preliminar, chamada de “notícia de fato”, aberta contra André Mendonça na semana passada.
Depois de receber as explicações, a PGR vai decidir se há elementos para abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Mendonça peles crimes expostos na representação feita pelo PT e pelo PSol.
As duas legendas acusam o ministro de abuso de autoridade ao fazer uso da PF contra opositores do governo federal.
Parlamentares das duas legendas foram notificados nesta quinta-feira (1/4) sobre a abertura da investigação preliminar.
O pedido de informação consta em um ofício enviado ao ministro pelo vice-procurador-geral da República Humberto Jacques de Medeiros no dia 22 de março.
No documento, o procurador Aldo de Campos Costa, membro auxiliar da PGR, solicitou que André Mendonça forneça, em até quinze dias, a relação de todos os inquéritos que ele pediu à PF com base na Lei de Segurança Nacional e informe ainda quais deles já foram arquivados.