PF: troca na superintendência no RJ foi a pedido do próprio delegado
A nota emitida pela instituição contradiz o presidente Bolsonaro, que disse, mais cedo, que a substituição era por motivo de “produtividade”
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal informou, por meio de nota enviada à imprensa que a substituição do delegado Ricardo Saadi na Superintendência do Rio de Janeiro já estava sendo planejada e que atende a pedido do próprio delegado, que havia manifestado vontade de trabalhar em Brasília. De acordo com a nota, Saadi será substituído no cargo por Carlos Henrique Oliveira Souza, atual superintendente regional em Pernambuco.
A nota da PF contradiz o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) que disse, na manhã desta quinta-feira (15/08/2019), que trocaria o comando da PF no Rio de Janeiro por “questão de produtividade”.
“A Polícia Federal informa, em relação à substituição do Superintendente Regional no Estado do Rio de Janeiro, que a troca da autoridade máxima do órgão no estado já estava sendo planejada há alguns meses e o motivo da providência é o desejo manifestado, pelo próprio policial, de vir trabalhar em Brasília, não guardando qualquer relação com o desempenho do atual ocupante do cargo”, diz a nota.
Desconforto
A declaração do presidente gerou desconforto entre delegados e agentes da instituição que chegaram a falar sobre desrespeito e ameaça à autonomia da instituição.
Leia na íntegra a nota emitida pela Polícia Federal:
“Nota à imprensa
Troca no comando da Superintendência Regional da PF no Rio de Janeiro
A Polícia Federal informa, em relação à substituição do Superintendente Regional no Estado do Rio de Janeiro, que a troca da autoridade máxima do órgão no estado já estava sendo planejada há alguns meses e o motivo da providência é o desejo manifestado, pelo próprio policial, de vir trabalhar em Brasília, não guardando qualquer relação com o desempenho do atual ocupante do cargo.
A substituição de superintendentes regionais é normal em um cenário de novo governo. De janeiro para cá, a PF já promoveu a troca de 11 superintendentes.
O nome do substituto, escolhido pela Direção Geral da Polícia Federal, é o do delegado de polícia federal Carlos Henrique Oliveira Sousa, atual Superintendente Regional em Pernambuco”.