PF prende novamente blogueiro bolsonarista por descumprir ordem do STF
Medida foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta terça-feira (17/11), mandados de busca e prisão domiciliar contra o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, investigado no Inquérito das Fake News.
A ação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Eustáquio teria descumprido decisão da Suprema Corte e agora terá que usar tornozeleira eletrônica.
O blogueiro não poderia sair de Brasília sem autorização da Justiça. No entanto, foi a São Paulo (SP) recentemente e fez uma suposta reportagem contra o candidato a prefeito Guilherme Boulos (PSol).
Eustáquio chegou a publicar imagens do encontro com Boulos, que julga a matéria como fake news em rede social. O blogueiro pressiona o candidato à prefeitura a explica suposto esquema de laranjas.
Ao Metrópoles, o advogado do blogueiro, Paulo Goyaz, disse que a ação do ministro da Suprema Corte é lamentável. “Alexandre de Morais quer calar a crítica no país”, alegou o defensor.
Em nota, a assessoria de imprensa do blogueiro Oswaldo Eustáquio informou que a “prisão é ilegal, imoral e inconstitucional por crime de opinião, sendo assim rasgada a Constituição Brasileira”.
“A Justiça ainda não investigou o laranjal de Boulos nem o laranjal do PSL, o crime denunciado pelo deputado federal Nereu Crispim, que revela uma questão de segurança nacional que ainda não foi apurado pela douta procuradoria”, informou.
Eustáquio disse também lamentar “mais essa arbitrariedade” e afirmou que vai denunciar “tudo isso” à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos. No entanto, ele se mostra de “cabeça erguida”.
“[Ele] sabe do trabalho patriótico pelo Brasil e espera que a justiça apure tanto as denúncias do deputado Nereu Crispim quanto as denúncias da empresa fantasma de Boulos em São Paulo, um escândalo de corrupção”, completou a assessoria.