metropoles.com

PF inicia perícia nos áudios para esclarecer dúvidas de Temer e da PGR

Gravações feitas por Joesley estão sendo analisadas pela PF. A avaliação deverá responder às perguntas da defesa de Temer e da PGR

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
temer stf gravacao audio lava jato
1 de 1 temer stf gravacao audio lava jato - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Os áudios de conversas entre Joesley Batista, dono da JBS, e o presidente Michel Temer estão sob perícia da Polícia Federal (PF). Os especialistas também solicitaram à Procuradoria-Geral da República (PGR) o gravador utilizado pelo empresário. Não há prazo para o término da avaliação.

A perícia deverá responder às perguntas enviadas pela defesa do presidente Michel Temer e da PGR, encaminhadas por Rodrigo Janot. No total, a PGR recebeu quatro gravações de Joesley: a conversa com Temer, o diálogo com o senador Aécio Neves e dois registros de encontros com o deputado Rocha Loures.

Em pronunciamento na tarde de sábado (20/5), o peemedebista questionou a autenticidade das gravações e citou uma matéria da “Folha de S. Paulo” que apontou edições nos áudios. Em nota, Joesley afirmou que o conteúdo registrado não sofreu alterações.

Na quarta (24/5), o STF discute e julga em plenário o pedido de Temer para a suspensão do inquérito que o investiga.

Veja as 15 perguntas feitas pela defesa do presidente Michel Temer:

1- As degravações veiculadas pelos meios de imprensa correspondem à integralidade da conversa reproduzida no áudio?

2- Qual o tempo de duração do áudio?

3- É possível identificar a supressão de palavras ou expressões na gravação, ou que tenham sofrido adulteração que lhes modificou o sentido real?? Na hipótese de resposta afirmativa, pode-se apontar os momentos respectivos da gravação?

4- Pelo nome do arquivo, ou pelos seus metadados, é possível identificar a marca, modelo e o sistema de gravação do aparelho utilizado?

5- Qual o formato do arquivo de áudio? Este tipo de arquivo possui alguma proteção contra edições e manipulações? É possível manipular este tipo de arquivo com relativa facilidade?

6- O aparelho utilizado foi resguardado e mantido em cadeia de custódia, conforme determinam os POP’s?

7- No início da gravação ouve-se um áudio que parece ser uma transmissão de rádio. É possível identificar em que horário e quanto tempo durou esta transmissão?

8- No final do áudio, ouve-se nova transmissão de rádio, é possível identificar o horário em que foi realizada esta transmissão?

9- O jornal “Folha de São Paulo” na edição do dia 20 do corrente, afirma que após uma perícia, o Sr. Ricardo Caires dos Santos, perito judicial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo foram identificadas 50 edições no áudio. É possível apontá-las?

10- O jornal “O Estado de São Paulo”, com base em perícia do Sr. Marcelo Carneiro de Souza, identificou 14 “fragmentações” no mesmo áudio. É possível identificá-las?

11- Há momentos de ruído alto no áudio, é possível identificá-los e apontar a razão de tais ruídos?

12- Esses ruídos podem ter sido incluídos na gravação para mascarar cortes ou edições?

13- A frase “tem que manter isso, viu” dita pelo presidente Michel Temer é imediatamente precedida por qual frase de seu interlocutor?

14- O nome do arquivo identifica uma data. Esta data coincide com o dia do diálogo? Pelo sistema de gravação, se identificado, é comum o salvamento automático com a data do dia de gravação? Se não coincidir, é possível afirmar que houve adulteração no nome do arquivo?

15- De acordo com a gravação a ser periciada, é possível analisar a porcentagem de participação de cada interlocutor no diálogo? Em resposta afirmativa, qual seria esta divisão?

Veja o questionário original enviado pela defesa de Michel Temer:

 

15 perguntas da defesa de Temer para a perícia das gravações.pdf by Metropoles on Scribd

 

Veja as 15 perguntas feitas pela PGR sobre a gravação da conversa entre Joesley e Temer:

1- Qual o formato digital do material de áudio encaminhado para exame?

2- Qual a duração do registro de áudio encaminhado para exame?

3- O material de áudio questionado foi produzido pelo equipamento encaminhado para exame?

4- É possível identificar existência de interrupções no fluxo das gravações do registro de áudio encaminhado para exame? Se a resposta for positiva, quantas interrupções existem, em que momentos temporais e quais fatos de natureza técnica ensejaram essas interrupções?

5- Caso existam interrupções no fluxo da gravação do registro de áudio encaminhado, os trechos de conversas entre as duas descontinuidades sucessivas seguem forma de diálogo, ou seja, de uma conversa interativa que possui razoável início e fim?

6- Caso exista interrupções no fluxo da gravação do registro de áudio encaminhado para exame, os trechos de conversas entre as duas descontinuidades sucessivas apresentam evidências de alteração métrica da fala ou variações de ruído de fundo e de fala que indiquem edição fraudulenta no material de áudio encaminhado para exame?

7- Há evidências, no registro de áudio encaminhado para exame, de inserção ou supressão de trechos de falas ocorridas em outro momento ou em ambiente diverso? Se a resposta for positiva, indicar o momento temporal de cada evento detectado (hora:minuto:segundo).

8- Há diferenças de entonação das vozes captadas na gravação que indiquem manipulação fraudulenta do áudio? Se a resposta for positiva, indicar o momento temporal de cada evento detectado.

9- Há montagens, trucagens, adulterações ou alterações outras na gravação que indiquem manipulação fraudulenta do áudio? Se a resposta for positiva, indicar o momento temporal de cada evento detectado.

10- A conversa registrada no material de áudio encaminhado para exame apresenta coerência lógica e contextualização sobre o tema abordado entre os interlocutores?

11- Quantos interlocutores participaram da conversa registrada no material encaminhado para exame?

12- É possível afirmar, pelos meios auditivos e visuais (como espectograma) ou outros meios técnicos disponíveis nesse instituto, a partir do início da reprodução dos registros de áudio contidos na mídia encaminhada a exame, que uma das vozes dos interlocutores provém do investigado Michel Temer?

13- O instrumento utilizado para captura de áudio da conversa registrada no material encaminhado para exame estava mais próximo de qual interlocutor?

14- Durante a conversa registrada no material encaminhado para exame, houve mudança de ambiente?

15- Há, na gravação, elementos que permitem aferir ou estimar a data e a hora do diálogo entre os interlocutores? Caso existam, descrever e informar se são compatíveis com a linha do tempo do diálogo gravado

Com informações da Agência Estado

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?