metropoles.com

PF faz buscas em escritório de advogado ligado a Renan Calheiros

Bruno Mendes, advogado e ex-assessor do político, é um dos alvos de mais um desdobramento da Lava Jato em Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Sabatina na CCJ do Senado Federal – Brasília(DF), 21/02/2017
1 de 1 Sabatina na CCJ do Senado Federal – Brasília(DF), 21/02/2017 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Sem greve geral, a Polícia Federal está nas ruas de Brasília desde as primeiras horas desta sexta-feira (28/4) para cumprir mandados em mais um desdobramento da Operação Lava Jato. Os alvos são pessoas ligadas ao senador Renan Calheiros (PMDB), entre elas o advogado e ex-assessor do político, Bruno Mendes. Os agentes fizeram busca e apreensão no escritório dele.

Trata-se da segunda fase da Operação Satélites e foi autorizada pelo ministro Édson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), a partir de pedidos da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Ao todo, estão sendo cumpridos 10 mandados, no Distrito Federal (quatro), São Paulo (dois), Alagoas (dois), Sergipe e Rio Grande do Norte. O objetivo da operação é coletar provas de crimes contra a administração pública, lavagem de dinheiro, corrupção, organização criminosa, entre outros, em investigações relacionadas a desvio de recursos na Transpetro.

Bruno aparece nas gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, em fevereiro do ano passado. Durante a conversa, segundo os áudios, Calheiros se mostra preocupado com um dos inquéritos a que responde no Supremo: o que investiga se o presidente do Senado e Sérgio Machado, entre outros, receberam propina – em forma de doações eleitorais – para facilitar a vitória de um consórcio de empresas em uma licitação para renovar a frota da Transpetro.

Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef citaram o negócio em depoimento. A campanha de Renan teria sido contemplada com duas doações no valor total de R$ 400 mil. Na gravação, Renan diz, sem entrar em detalhes, que está preocupado com um recibo. Machado afirma que ele foi incluído em um processo de R$ 800 mil.

O senador nega qualquer irregularidade em sua campanha.

Operação Satélites
Deflagrada em 21 de março deste ano, a Operação Satélites cumpriu 14 mandados de buscas em quatro estados e no Distrito Federal. O nome faz referência ao fato de que os principais alvos da operação gravitam em torno de pessoas com prerrogativas de foro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?