metropoles.com

PF determina que “plateia” de jornalistas assista entrevista de Lula

Ex-presidente foi autorizado pelo STF a dar declarações aos jornais Folha e El País. Polícia Federal, no entanto, decidiu abrir acesso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Na véspera da entrevista que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concederá aos jornais El País e à Folha de São Paulo – medida autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) –, a Polícia Federal (PF) fez uma imposição ao petista: as declarações não serão isoladas e, sim, acompanhadas por uma “plateia” de jornalistas. A informação é do portal Uol.

Segundo a PF, repórteres de outros veículos funcionariam como testemunhas da entrevista e não terão direito a fazer perguntas ao ex-presidente. Até o momento, não se sabe quantos jornalistas terão acesso ao depoimento de Lula nem como será feita a seleção dos profissionais de imprensa.

O superintendente regional da PF em Curitiba, Luciano Flores, argumentou que a medida “tem fim de dar integral cumprimento” à decisão do STF, em especial à liberdade de imprensa, além de garantir publicidade de atos administrativos.

A assessoria de imprensa de Lula contesta a decisão da PF e diz que ela “viola primeiro a decisão do Supremo, já que as entrevistas devem acontecer com anuência do ex-presidente”.

O ex-presidente está preso na Superintendência da PF na capital paranaense desde abril do ano passado, após condenação em segunda instância na Lava Jato. É acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá (SP).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?