metropoles.com

PF abre inquérito e apura vazamento de informações para Flávio Bolsonaro

Em nota, a instituição informou a instalação de novo procedimento, com foco específico na Operação Furna da Onça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Policial Federal em operação
1 de 1 Policial Federal em operação - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em nota divulgada neste domingo (17/05), a Polícia Federal informou que abriu um novo procedimento de investigação para apurar as acusações de que um de seus integrantes teria antecipado ao senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) informações sobre a Operação Furna da Onça.

A ação investigou um suposto esquema de “rachadinha” na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), onde Flávio, que é filho do presidente Jair Bolsonaro, teve mandato de deputado estadual. A corporação informa que vai apurar possível “desvio de conduta” de seus policiais.

De acordo com a PF, o vazamento de informação já foi objeto de uma primeira investigação. “Esclarece-se, ainda, que notícia anterior, sobre suposto vazamento de informações na Operação Furna da Onça, foi regularmente investigada pela PF através do Inquérito Policial n° 01/2019, que encontra-se relatado”, diz a corporação, em nota.

“Todas as notícias de eventual desvio de conduta devem ser apuradas e, nesse sentido, foi determinada, na data de hoje [17/05], a instauração de novo procedimento específico para a apuração dos fatos apontados”, destaca a nota.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o suplente do senador carioca, Paulo Marinho, disse que Flávio contou ter sido procurado por um delegado da PF para informar sobre a investigação, e que teria adiado a operação para depois do segundo turno das eleições de 2018. Na ocasião, o delegado teria dito ser simpatizante da candidatura de Jair Bolsonaro.

Leia a íntegra da nota da PF:

A Polícia Federal esclarece, em relação à matéria “PF antecipou a Flávio Bolsonaro que Queiroz seria alvo de operação”, na edição on-line da Folha de S.Paulo, na data de ontem (16/5), o que segue:

A Polícia Federal se notabilizou por sua atuação firme, isenta e imparcial no combate à criminalidade, dentro de suas atribuições legais e constitucionais.

A matéria jornalística em questão aponta a eventual atuação em fatos irregulares, de pessoa alegadamente identificada como policial federal, no bojo da denominada operação “Furna da Onça”.

A referida operação policial foi deflagrada no Rio de Janeiro em 08/11/2018, tendo os respectivos mandados judiciais sido expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 2° Região, por representação do Ministério Público Federal, em 31/10/2018, portanto, poucos dias úteis antes da sua deflagração.

Esclarece-se, ainda, que notícia anterior, sobre suposto vazamento de informações na operação “Furna da Onça”, foi regularmente investigada pela PF através do Inquérito Policial n° 01/2019, que encontra-se relatado.

Todas as notícias de eventual desvio de conduta devem ser apuradas e, nesse sentido, foi determinada, na data de hoje, a instauração de novo procedimento específico para a apuração dos fatos apontados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?