metropoles.com

Petrobras monitora os estoques de combustíveis para a virada do ano

Inverno rigoroso e crise na Europa são os cenários avaliados pela Petrobras para manter o monitoramento dos estoques de combustíveis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Assessoria do senador Jean Paul Prates / Metrópoles
Reunião do GT de Minas e Energia na sede da Petrobras / Metrópoles
1 de 1 Reunião do GT de Minas e Energia na sede da Petrobras / Metrópoles - Foto: Assessoria do senador Jean Paul Prates / Metrópoles

De acordo com o subgrupo de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do GT de Minas e Energia do gabinete de transição, a Petrobras garantiu, nesta segunda-feira (5/12), que está monitorando o estoque operacional de combustíveis para a virada de 2022 para 2023. O encontro ocorreu na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro.

“Na reunião de hoje, nós fizemos alguns questionamentos em relação à política de estoques operacionais da estatal. Teremos um inverno rigoroso e crise de preços na Europa. A Petrobras afirmou que está monitorando e tomando providências em relação ao estoque nacional de combustíveis para esse período”, informou o senador Jean Paul Prates (PT-RN).

Como noticiou o Metrópoles, Jean Paul é cotado para ocupar a Presidência da Petrobras no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além de ser ligado ao ramo, o senador foi relator do PLP nº 18/2022 que estabeleceu o teto de 17% para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de combustíveis e energia elétrica.

O senador, que coordena o subgrupo, acrescentou que foram feitos vários questionamentos sobre a política de preços de paridade internacional (PPI-Brasil) e o acordo da Petrobras com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que levou à venda oito refinarias da estatal.

Na reunião, foram debatidas políticas de refino, abastecimento e logística da empresa. “A Petrobras afirmou que passou a usar ferrovias e a desenvolver uma logística para atender o mercado do interior do país, principalmente o mercado do agronegócio e os distribuidores regionais”, explicou.

Nesta terça-feira (5/12), nova rodada de reuniões ocorrerá com a Petrobras e a transição para debater a política de desinvestimento e o plano estratégico da empresa, aprovado na semana passada. “Nossa missão é trazer as informações para o time da transição e para o presidente Lula. Não estamos fazendo auditoria interna da estatal, e não queremos divulgar os dados confidenciais e estratégicos da empresa”, reforçou.

Presentes

Além de Jean Paul Prates, estiveram presentes nas atividades no Rio de Janeiro, o coordenador do GT de Minas e Energia, Maurício Tolmasquim; e Rodrigo Leão, Deyvid Bacelar e Magda Chambriard, membros do subgrupo.

A Petrobras foi representada por Claudio Mastella (Diretor de Comercialização e Logística), Sandro Barreto (Gerente Executivo de Comercialização no Mercado Interno), Marcio Luz (tributarista) e pela advogada-geral Taísa Maciel.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?