metropoles.com

Petrobras: leia a carta em que Pires informa desistência ao governo

Ao ministro de Minas e Energia, Adriano Pires disse que suas atividades como consultor do setor de óleo e gás o impedem de assumir estatal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro França/Agência Senado
O diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires. Ele fala em comissão no Senado, diante de microfone - Metrópoles
1 de 1 O diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires. Ele fala em comissão no Senado, diante de microfone - Metrópoles - Foto: Pedro França/Agência Senado

economista Adriano Pires, indicado pelo governo federal para comandar a Petrobras, oficializou sua desistência em assumir a presidência da empresa, em carta enviada, nesta segunda-feira (4/4), ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Na carta, Pires fala em “compromisso de continuar na luta pelo desenvolvimento do mercado de óleo e gás” e agradece a indicação de seu nome. Ele ainda ressaltou que suas atividades como consultor do setor de óleo e gás para várias empresas o impedem de assumir as rédeas da Petrobras.

“Ficou claro para mim que não poderia conciliar meu trabalho de consultor com o exercício da Presidência da Petrobras. Iniciei imediatamente os procedimentos para me desligar do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), consultoria que fundei há mais de 20 anos e hoje dirijo em sociedade com meu filho. Ao longo do processo, porém, percebi que infelizmente não tenho condições de fazê-lo em tão pouco tempo”, explicou.

Leia a íntegra da carta:

“Exmo Sr Bento Albuquerque

Ministro de Estado de Minas e Energia

Foi com muito orgulho, Senhor Ministro, que recebi seu convite para assumir a Presidência da Petrobras. Com mais de 30 anos de vida dedicados ao setor de Óleo e Gás, comecei a trabalhar as condições para cumprir a missão que me foi dada. Vi nessa missão a certeza de poder ajudar a Companhia e o País a enfrentar a atual conjuntura de turbulência e incerteza no cenário mundial.

Senti-me confiante porque constatei o alinhamento de visões em relação ao papel da Companhia neste momento.

Ficou claro para mim que não poderia conciliar meu trabalho de consultor com o exercício da Presidência da Petrobras. Iniciei imediatamente os procedimentos para me desligar do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), consultoria que fundei há mais de 20 anos e hoje dirijo em sociedade com meu filho. Ao longo do processo, porém, percebi que infelizmente não tenho condições de fazê-lo em tão pouco tempo.

É por isso, Senhor Ministro, que sou obrigado a declinar de tão honroso convite. Agradeço imensamente a V.Exa e ao Senhor Presidente, Jair Messias Bolsonaro, pela confiança depositada em mim, para tão importante missão, e pela deferência e respeito com que fui tratado por V.Excias e por esse Governo.

Ao longo de minha carreira, sempre lutei pelo desenvolvimento do mercado brasileiro de Óleo e Gás. Venho defendendo publicamente a importância de regras de mercado e do aumento da competição, em prol do consumidor e da sociedade, do crescimento do País e do incentivo aos investimentos.

Para concluir, reafirmo aqui o compromisso de continuar nessa luta, que é em favor do Brasil e votos de continuado sucesso na gestão do nosso Presidente Bolsonaro em favor do povo brasileiro.

Com elevado apreço,

Adriano Pires”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?