Pesquisa XP/Ipespe: Lula lidera em 1º turno com distância de Bolsonaro
Em cenário com o ex-presidente apoiando Fernando Haddad, o petista fica em 2º (13%), atrás do candidato do PSL (20%)
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa XP Investimentos/Ipespe restrita a clientes pela corrida ao Palácio do Planalto, a qual o Metrópoles teve acesso, traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança em primeiro turno, com boa margem de diferença para o segundo colocado, o candidato do PSL, Jair Bolsonaro. Os consultados apontaram 32% de preferência pelo petista contra 20% do militar reformado.
No cenário de nomes à Presidência da República com Lula, brancos e nulos somam 15%, acima de Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede), todos com 7%. Alvaro Dias (Podemos) tem 4%, à frente de João Amoêdo (Novo), 2%; Cabo Daciolo (Patriota), 1%; e Henrique Meirelles (MDB), 1%. Os outros postulantes não pontuaram.
A intenção de votos feita pelo XP/Ipespe ouviu 1 mil pessoas entre 20 e 22 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos para cima ou para baixo. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme prevê a legislação.
No cenário sem Lula e com Fernando Haddad (PT) na jogada, Jair Bolsonaro tem 23% – mesmo percentual de brancos e nulos – contra 12% de Marina Silva e 8% de Geraldo Alckmin e Ciro Gomes, cada. O ex-prefeito de São Paulo soma 6%.
Quando a pesquisa indica que Haddad é o nome apoiado por Lula, o petista cresce e passa para a segunda colocação. Nesse contexto, brancos e nulos têm 26%, seguido por Jair Bolsonaro, com 20%, e Fernando Haddad, com 13%. Marina Silva aparece logo depois com 9%, acima de Alckmin e Ciro Gomes, ambos com 8%.
Segundo turno
A pesquisa XP investimentos/Ipespe também levantou cenários de segundo turno. Quando a disputa é entre Geraldo Alckmin e Fernando Haddad, o tucano soma 36%, contra 35% de brancos e nulos e 23% do petista.
Entre Lula e Jair Bolsonaro, o ex-presidente alcança 45% contra 33% do candidato do PSL e 20% de brancos e nulos. Quando o ex-paraquedista do Exército Brasileiro enfrenta Fernando Haddad, o militar vence por 38%. O plano B do PT fica com 32%. Nesse panorama, brancos e nulos somam 27%.
Na avaliação entre Bolsonaro e Geraldo Alckmin, o militar reformado atinge 34%, contra 33% do tucano e 30% de brancos e nulos. Já entre Marina e o nome do PSL, a ex-ministra do Meio Ambiente vence por 37%, contra 33%. Brancos e nulos: 26%.
Nas consultas com Ciro Gomes, o pedetista perde para Alckmin, com 33% para o tucano e 28% para Ciro, ambos atrás dos 35% de brancos e nulos. Quando o adversário é Bolsonaro, Ciro empata: ambos com 32%, 2% a menos do que o percentual de brancos e nulos, de 34%.