metropoles.com

Pesquisa XP/Ipespe: Associado a Lula, Haddad fica em 2º com 16%

A liderança é de Jair Bolsonaro, com 26%. O candidato do PSL cresceu 3 pontos em uma semana, após o atentado sofrido em Minas Gerais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PT
Fernando Haddad
1 de 1 Fernando Haddad - Foto: Ricardo Stuckert/PT

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, subiu três pontos percentuais em uma semana, após o atentado ocorrido no dia 6 deste mês. De acordo com a pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (14/9), ele tem agora 26% das intenções de voto e lidera o cenário eleitoral.

Dentro da margem de erro da consulta, que é de dois pontos percentuais, dois candidatos seguem empatados no segundo lugar. Ciro Gomes (PDT) marcou 12% e o petista Fernando Haddad pontuou 10%. Geraldo Alckmin (PSDB) vem na sequência, com 9%. Marina Silva, da Rede, tem 8%. João Amôedo, do partido Novo, e Alvaro Dias, do Podemos, seguem empatados em 4%, Henrique Meirelles, do PMDB, ,marcou 2% e Guilherme Boulos, do PSOL, 1%.

Efeito Lula
Este primeiro cenário não informa o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao candidato petista Fernando Haddad, que experimenta uma posição melhor quando o questionário o aponta como o candidato de Lula.

Neste caso, Bolsonaro continua na liderança, com 23% das intenções de votos e o petista fica em segundo lugar, com 16%. É seguido por Ciro, com 11%, Alckmin (9%) e Marina (6%). João  Amôedo e Álvaro Dias marcaram (4%), Meirelles (2%) e Boulos (1%).

Rejeição
Internado na UTI do Hospital Albert Einsten, em São Paulo, e fora das atividades de campanha desde o atentado, a rejeição a Bolsonaro também  caiu, de acordo com a pesquisa. O índice passou de 62% na semana passada para 57% nesta semana.

A candidata mais rejeitada é Marina Silva, que marcou 64%, dois pontos a mais que na semana passada e cinco pontos a mais do que a rejeição registrada em julho.

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores entre os dias 10 e 12 de setembro em todo o país, via telefone. O estudo foi registrado no TSE como BR-07277/2018.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?