Pesquisa XP/Ipespe: Associado a Lula, Haddad fica em 2º com 16%
A liderança é de Jair Bolsonaro, com 26%. O candidato do PSL cresceu 3 pontos em uma semana, após o atentado sofrido em Minas Gerais
atualizado
Compartilhar notícia
O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, subiu três pontos percentuais em uma semana, após o atentado ocorrido no dia 6 deste mês. De acordo com a pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (14/9), ele tem agora 26% das intenções de voto e lidera o cenário eleitoral.
Dentro da margem de erro da consulta, que é de dois pontos percentuais, dois candidatos seguem empatados no segundo lugar. Ciro Gomes (PDT) marcou 12% e o petista Fernando Haddad pontuou 10%. Geraldo Alckmin (PSDB) vem na sequência, com 9%. Marina Silva, da Rede, tem 8%. João Amôedo, do partido Novo, e Alvaro Dias, do Podemos, seguem empatados em 4%, Henrique Meirelles, do PMDB, ,marcou 2% e Guilherme Boulos, do PSOL, 1%.
Efeito Lula
Este primeiro cenário não informa o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao candidato petista Fernando Haddad, que experimenta uma posição melhor quando o questionário o aponta como o candidato de Lula.
Neste caso, Bolsonaro continua na liderança, com 23% das intenções de votos e o petista fica em segundo lugar, com 16%. É seguido por Ciro, com 11%, Alckmin (9%) e Marina (6%). João Amôedo e Álvaro Dias marcaram (4%), Meirelles (2%) e Boulos (1%).
Rejeição
Internado na UTI do Hospital Albert Einsten, em São Paulo, e fora das atividades de campanha desde o atentado, a rejeição a Bolsonaro também caiu, de acordo com a pesquisa. O índice passou de 62% na semana passada para 57% nesta semana.
A candidata mais rejeitada é Marina Silva, que marcou 64%, dois pontos a mais que na semana passada e cinco pontos a mais do que a rejeição registrada em julho.
A pesquisa ouviu 2 mil eleitores entre os dias 10 e 12 de setembro em todo o país, via telefone. O estudo foi registrado no TSE como BR-07277/2018.