Pesquisa de saúde do IBGE vai trazer dado sobre orientação sexual
Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019, será divulgada em maio. Levantamento trata de temas relacionados à saúde da população
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estaística (IBGE) informou que a próxima edição da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), que será divulgada em 25 de maio, trará indicadores referentes à orientação sexual autodeclarada. O levantamento foi realizado em 2019, em parceria com o Ministério da Saúde.
A PNS trata de temas relacionados à saúde da população e aos impactos nos serviços de saúde do país. A primeira edição foi feita em 2013, e a segunda em 2019. No levantamento mais recente, novos temas foram introduzidos, entre eles, a pergunta sobre orientação sexual das pessoas com idade igual ou superior a 18 anos.
Segundo o IBGE, a coleta dessa informação na PNS atende à Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Política Nacional de Saúde Integral LGBT).
A política visa aperfeiçoar instrumentos de vigilância em saúde, com a inclusão de quesitos de orientação sexual e identidade de gênero, bem como a qualificação das informações em saúde, desde a coleta até a análise dos dados.
“A investigação se faz necessária tanto para a elaboração de políticas públicas voltadas para essa população quanto para o monitoramento de potenciais desigualdades de aspectos sociais e de saúde, segundo as diferentes orientações sexuais, e, por fim, para a construção do conhecimento científico relacionado ao tema”, diz o IBGE.
Censo
O IBGE argumenta que o Censo Demográfico, realizado de 10 em 10 anos em todo o território nacional, não é a pesquisa adequada para sondagem ou investigação de identidade de gênero e orientação sexual. Isso porque a metodologia de captação das informações do Censo permite que um morador possa responder por ele e pelos demais residentes do domicílio.
“Pelo caráter sensível e privado da informação, as perguntas sobre a orientação sexual de um determinado morador só podem ser respondidas por ele mesmo”, ressalta o instituto.
Com a PNS, o IBGE visa fazer a primeira contribuição com estimativas da população LGB (Lésbicas, Gays e Bissexuais), em processo de avaliação de possíveis melhorias em futuras investigações.
O Censo de 2020 já foi postergado duas vezes em razão da pandemia, mas deve ser aplicado a partir de 1º de agosto de 2022. Atualmente, estatísticas e informações populacionais baseiam-se em estudos feitos em 2010.