metropoles.com

Pesquisa CNT: Lula tem 42,8% das intenções de voto; Bolsonaro, 25,6%

Ex-ministro Sergio Moro se distancia de Ciro Gomes, mas fica abaixo dos 10% de intenções de votos. Dados foram divulgados nesta quinta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
1 de 1 ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu de 41,3% para 42,8% nas intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022, revela a 150ª edição da Pesquisa CNT de Opinião. Por outro lado, o atual chefe do Executivo Nacional, Jair Bolsonaro (PL), caiu de 26,6% para 25,6%. Os dois movimentos, no entanto, estão dentro da margem de erro do levantamento, de 2,2 pontos percentuais.

A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (16/12) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). A última sondagem aconteceu em julho deste ano.

Após se filiar ao Podemos, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro se afastou do ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes (PDT). Agora, o ex-juiz tem 8,9% das intenções de votos, e Ciro, 4,9%. Em julho, ambos estavam empatados na terceira colocação, com 5,9%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), registrou 1,8%, sendo o quinto colocado.

Veja os resultados:

Segundo turno

No segundo turno, Lula ganharia de todos os concorrentes avaliados pela pesquisa.

Contra Bolsonaro, o petista tem 52,7% das intenções de voto, enquanto o atual mandatário da República, 31,4%.

Apesar da distância, de 21,3 pontos percentuais, Bolsonaro seria o adversário que mais daria trabalho ao ex-presidente no segundo turno. A pesquisa também avaliou as disputas do petista com Moro e Doria. O lavajatista tem 27,4% das intenções, e o tucano, 14,7%.

6 imagens
1 de 6

Divulgação/ CNT
2 de 6

Divulgação/ CNT
3 de 6

Divulgação/ CNT
4 de 6

Divulgação/ CNT
5 de 6

Divulgação/ CNT
6 de 6

Divulgação/ CNT

Além de Lula, Bolsonaro perderia também para Ciro Gomes (38,6% das intenções de voto do pedetista contra 33,4% do atual presidente) e Sergio Moro (33,8% contra 30,4%).

O atual mandatário da República ganharia apenas de Doria. O governador de São Paulo tem 25,2% das intenções de voto para presidente em uma possível disputa em segundo turno contra Bolsonaro, que tem 34,8%.

Potencial de votos

A pesquisa também avaliou a possibilidade de voto nos pré-candidatos na corrida ao Palácio do Planalto. Na prática, serve para entender o potencial de cada político.

Cerca de 22,3% dos entrevistados disseram que votariam com certeza em Bolsonaro para presidente; 14,8% pontuaram que poderiam votar nele; e 59,2% afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum.

O potencial de Lula é quase o dobro do de Bolsonaro. Mais ou menos 40% garantiram que votariam nele com certeza para presidente e 15,7% disseram que poderiam votar nele.

Veja outros resultados:

6 imagens
1 de 6

Divulgação/ CNT
2 de 6

Divulgação/ CNT
3 de 6

Divulgação/ CNT
4 de 6

Divulgação/ CNT
5 de 6

Divulgação/ CNT
6 de 6

Divulgação/ CNT

Metodologia

O levantamento foi realizado em parceria com o Instituto MDA, de 9 a 11 de dezembro.

Foram realizadas 2.002 entrevistas presenciais, em 137 municípios de 25 unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?