Pesquisa: 6 entre 10 brasileiros se dizem insatisfeitos com democracia
Segundo pesquisa, descontentamento com regime representa uma queda em relação aos anos anteriores. Número de pessoas que se consideram de direita cresceu
atualizado
Compartilhar notícia
Seis em cada dez brasileiros se dizem insatisfeitos com o funcionamento da democracia no Brasil, de acordo com pesquisa do Barômetro das Américas (Lapop), que avalia a percepção sobre o sistema democrático e as instituições políticas. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
O descontentamento representa uma queda em comparação aos números da última pesquisa, feita em 2017. Se na época 78% dos brasileiros não estavam satisfeitos, hoje o percentual é de 58%. Ao mesmo tempo, a proporção dos que acreditam que a democracia é a melhor forma de governo subiu de 52% para 60%.
A pesquisa também revela que 35% dos brasileiros aprovam um golpe militar em um cenário de muita corrupção. Essa tendência se torna maior entre os que se consideram de direita (43%) e para evangélicos (47%). Outro ponto é que 38% das pessoas acham que o presidente pode dissolver o Supremo Tribunal Federal (STF) e governar sem a Corte caso o país entre em dificuldades.
Ainda segundo o levantamento, foi registrado, pela primeira vez desde 2012, que há mais brasileiros que se declaram de direita (39%) do que de esquerda (28%). O número de direitistas é o maior já registrado desde 2006, quando a pesquisa começou a ser realizada.
Entre janeiro e março deste ano, o Barômetro das Américas entrevistou 1.498 brasileiros em cidades de todo o país. A pesquisa é coordenada pela Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, e contou com apoio da Fundação Getulio Vargas (FGV) e do Ibope.