“Pelos números do Ibope, Bolsonaro jamais seria presidente”, diz Onyx
Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (27/06/2019) mostra que o número de brasileiros que desaprovam o governo aumentou
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx lorenzoni, disse desconsiderar a pesquisa CNI/Ibope que mostra uma redução do número de brasileiros que aprovam o governo de Jair Bolsonaro (PSL). Levantamento divulgado nesta quinta-feira (27/06/2019) indica que 32% da população classifica a gestão do chefe do Executivo como ótima ou boa. Enquanto isso, mais da metade — 51% — diz não confiar em Bolsonaro.
“Pelos números do Ibope o presidente jamais seria Bolsonaro”, criticou o ministro, em referência às pesquisas de intenção de voto no segundo turno das eleições do ano passado, que mostravam uma disputa acirrada entre o mandatário brasileiro e o então oponente, Fernando Haddad (PT).
De acordo com a pesquisa apresentada nesta quinta-feira, a avaliação ruim ou péssima do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) aumentou cinco pontos percentuais em dois meses e também chegou aos 32%.
Curiosamente, o percentual de brasileiros que considera o governo regular foi exatamente o mesmo nos dois quesitos anteriores: 32%. Esse número significa alta de um ponto percentual desde o último levantamento, divulgado no mês passado.
A CNI explicou a queda na popularidade do presidente. “Ela é maior entre mulheres, pessoas com até a 4ª série da educação fundamental, cidadãos com menor renda e os residentes nas regiões Norte/Centro-Oeste e Nordeste. A Região Sul se consolida como a de maior popularidade (52%)”, destaca a entidade.
Bolsonaro está em viagem ao Japão, onde participa da reunião da cúpula do G20, que congrega as maiores economias do mundo. O presidente deixou o país na última terça-feira (25/06/2019) e regressa no próximo fim de semana.
Meio ambiente
O ministro repetiu a fala de Bolsonaro e disse que o Brasil merece “todo respeito” de países europeus e rebateu os comentários da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, que criticou o desmatamento no Brasil. “Cada país fala aquilo que julga adequado. O Brasil merece todo o respeito da Europa, o que preserva o maior percentual de mata nativa é o Brasil, isso é algo super relevante e importante”, defendeu.
Onyx lembrou projetos do governo de cunho ambiental e frisou que o país tem “muitas lições a dar”. “Recentemente mandamos o maior projeto de recuperação de bacia hídrica do planeta no Araguaia. Estamos concluindo o planejamento para fazer a mesma coisa no Parnaíba, no Taquari e no São Francisco”, detalhou.