metropoles.com

Pedido de impeachment de Moraes não tem fundamento jurídico, diz OAB

Entidade pede que denúncia do presidente Jair Bolsonaro seja rejeitada pelo Senado. Em parecer, pedido é considerado ilegítimo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rosinei Coutinho/SCO/STF
Alexandre de Moraes
1 de 1 Alexandre de Moraes - Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manifestou contrariedade ao pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Para a entidade, o processo não tem fundamento jurídico.

“O pleno funcionamento do STF, assim como o pleno funcionamento de todos os Poderes da República, constitui pilar de sustentação do Estado Democrático de Direito, e seu esvaziamento ou comprometimento representa a derrocada do regime democrático no país e a abertura para as mais diversas violações de direitos, uma vez que o guardião da Constituição não mais poderia atuar, de forma independente, para tutelar e assegurar os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos”, destaca a OAB em parecer.

O documento conclui pela “inexistência de crimes de responsabilidade imputáveis ao eminente ministro Alexandre de Moraes”. Segundo a OAB, a denúncia do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é ilegítima e injusta e pede que ela seja rejeitada pelo Senado.

O documento será enviado para os presidentes do Congresso Nacional, do STF e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O pedido

Bolsonaro pede a destituição de Alexandre de Moraes da condição de ministro do STF e a inabilitação para exercício de função pública durante oito anos.

O pedido de impeachment de Alexandre de Moraes é mais um episódio da escalada da tensão provocada por Bolsonaro contra ministros do Supremo. O presidente tem atacado e ofendido de forma reiterada os ministros Alexandre de Moraes e Luis Roberto Barroso. Para ele, a atuação dos ministros extrapola os limites da Constituição.

Bolsonaro e aliados são alvo de inquéritos conduzidos por Alexandre de Moraes no STF. Barroso é contra o voto impresso, bandeira defendida pelo presidente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?