Pedetistas ameaçam desfiliação se apoio à PEC dos Precatórios seguir
Votos dados por 15 deputados federais do PDT foram cruciais para a aprovação da PEC na semana passada
atualizado
Compartilhar notícia
Um trio de parlemantares do PDT, partido do presidenciável Ciro Gomes (CE), divulgou nesta segunda-feira (8/11) a carta aberta “Por um PDT que honre suas lutas e raízes”, na qual condiciona a permanência na legenda à mudança dos votos dados por 15 companheiros de bancada a favor da PEC dos Precatórios, na votação realizada na Câmara na última quinta-feira (4/11).
Duda Salabert, vereadora de Belo Horizonte, Goura Nataraj, deputado estadual pelo Paraná, e Túlio Gadelha (foto em destaque), deputado federal por Pernambuco, citaram a postura de Ciro, que deixou pré-candidatura à Presidência da República suspensa até que a bancada do PDT reverta o apoio à PEC, algo que ele espera que ocorra no sgeudo turno da votação da matéria, previsto para esta terça-feira (5/11).
“Assim como Ciro Gomes suspendeu sua pré-candidatura à Presidência como forma de apelo para que parlamentares do PDT mudem sua posição em relação à PEC dos Precatórios, entendemos que nossa permanência no partido será também repensada caso a bancada do PDT mantenha os votos favoráveis à PEC dos Precatórios. Tornamos pública essa posição crítica por entender os riscos que dessa PEC para o país”, diz a carta assinada pelo trio.
No documento, oa parlamentares criticam não só seus correlegionários, mas também integrantes do PSB do PV que votaram a favor “dessa PEC do calote”. Para os pedetistass, tais legendas, “se tiverem, de fato, compromisso com a justiça social”, têm o “dever ético de mudar o voto no segundo turno”.
“Escusos interesses”
“No atual cenário de erosão da democracia, é fundamental cobrar e fortalecer a centralidade dos partidos, sobretudo daqueles de tradição ideológica, como o PDT, a fim de evitarmos que escusos interesses pessoais de parlamentares se sobreponham ao programa partidário e ao alinhamento ideológico da legenda”, conclui a carta.
Leia a o documento na íntegra:
Carta Aberta – Por um PDT que honre suas lutas e raízes – by Carlos Estênio Brasilino on Scribd