metropoles.com

Pedetistas ameaçam desfiliação se apoio à PEC dos Precatórios seguir

Votos dados por 15 deputados federais do PDT foram cruciais para a aprovação da PEC na semana passada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Túlio Gadêlha
1 de 1 Túlio Gadêlha - Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Um trio de parlemantares do PDT, partido do presidenciável Ciro Gomes (CE), divulgou nesta segunda-feira (8/11) a carta aberta “Por um PDT que honre suas lutas e raízes”, na qual condiciona a permanência na legenda à mudança dos votos dados por 15 companheiros de bancada a favor da PEC dos Precatórios, na votação realizada na Câmara na última quinta-feira (4/11).

Duda Salabert, vereadora de Belo Horizonte, Goura Nataraj, deputado estadual pelo Paraná, e Túlio Gadelha (foto em destaque), deputado federal por Pernambuco, citaram a postura de Ciro, que deixou pré-candidatura à Presidência da República suspensa até que a bancada do PDT reverta o apoio à PEC, algo que ele espera que ocorra no sgeudo turno da votação da matéria, previsto para esta terça-feira (5/11).

“Assim como Ciro Gomes suspendeu sua pré-candidatura à Presidência como forma de apelo para que parlamentares do PDT mudem sua posição em relação à PEC dos Precatórios, entendemos que nossa permanência no partido será também repensada caso a bancada do PDT mantenha os votos favoráveis à PEC dos Precatórios. Tornamos pública essa posição crítica por entender os riscos que dessa PEC para o país”, diz a carta assinada pelo trio.

No documento, oa parlamentares criticam não só seus correlegionários, mas também integrantes do PSB do PV que votaram a favor “dessa PEC do calote”. Para os pedetistass, tais legendas, “se tiverem, de fato, compromisso com a justiça social”, têm o “dever ético de mudar o voto no segundo turno”.

“Escusos interesses”

“No atual cenário de erosão da democracia, é fundamental cobrar e fortalecer a centralidade dos partidos, sobretudo daqueles de tradição ideológica, como o PDT, a fim de evitarmos que escusos interesses pessoais de parlamentares se sobreponham ao programa partidário e ao alinhamento ideológico da legenda”, conclui a carta.

Leia a o documento na íntegra:

Carta Aberta – Por um PDT que honre suas lutas e raízes – by Carlos Estênio Brasilino on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?