metropoles.com

PEC do Orçamento pode comprometer teto de gastos da União

Se aprovada no Senado, a medida tira do governo o poder sobre o pagamento de despesas. A proposta já passou na Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Texto-base da PEC do Teto dos Gastos Públicos foi aprovado por 61 votos favoráveis e 14 contrários
1 de 1 Texto-base da PEC do Teto dos Gastos Públicos foi aprovado por 61 votos favoráveis e 14 contrários - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O teto de gastos da União, que limita o crescimento das despesas do governo, poderá ser desrespeitado ou mesmo implicar em uma paralisação no próximo ano caso seja aprovada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tira o poder do governo sobre o Orçamento. As projeções são da Instituição Fiscal Independente e foram divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo nesta quinta-feira (28/3).

A PEC foi aprovada na última terça-feira (26) na Câmara e deixa o Orçamento mais engessado. Isso porque torna obrigatório o pagamento de despesas que poderiam ser adiadas pelo Executivo. Dessa forma, o governo precisa destinar dinheiro para investimentos e emendas apresentadas pelo Legislativo.

De acordo com informações da IFI publicadas pelo veículo, com a proposta aprovada, passa a ser constitucionalmente obrigatório que o governo destine a emendas de bancada estadual 1% da Receita Corrente Líquida do ano anterior à aprovação da PEC.

Antes da proposta, o Orçamento era apenas autorizativo, ou seja, a equipe econômica poderia redefinir gastos caso fosse necessário. Já se for aprovada no Senado, a proposta define as execuções conforme aprovação dos parlamentares.

Esse projeto coloca o Congresso com um poder maior, que vive uma crise com o governo de Jair Bolsonaro (PSL). O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), colocou a PEC em pauta nesta semana, mas negou que a medida seja uma retaliação ao Executivo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?