metropoles.com

PEC do Orçamento de Guerra: “BC vai prestar contas”, diz Maia

Dispositivos referentes à autonomia do Banco Central eram motivos da falta de acordo entre os líderes acerca do texto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rodrigo Maia – presidente da camara dos deputados
1 de 1 Rodrigo Maia – presidente da camara dos deputados - Foto: Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta sexta-feira (03/04) que há acordo para votar o texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) 10/2020, conhecida como “Orçamento de Guerra”. O projeto tem que ser aprovado em dois turnos, com quórum qualificado (308 votos) para ir ao Senado Federal.

O deputado explicou que, para chegar a um entendimento com líderes, foi incluído um dispositivo que prevê a prestação de contas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a cada 45 dias, de forma virtual, a lideranças e aos membros da comissão mista do decreto de calamidade pública em decorrência do coronavírus.

“O maior problema na PEC da guerra era a questão do BC. Muitos com dúvidas em relação à transparência. Vamos construir um texto em que a gente mantenha a relação da confiança, onde presidente do BC possa de forma virtual prestar contas”, disse Maia, durante coletiva de imprensa.

No substitutivo apresentado pelo relator Hugo Motta (Republicanos-PB), o Banco Central poderá comprar e vender direitos creditórios e títulos privados de crédito em mercados secundários. As transações deverão ser autorizadas pelo Tesouro e informadas ao Congresso.

O trecho causou polêmica entre os deputados, que entenderam a medida como um meio de aumentar o poder do BC para estabilizar o mercado. Incluir a transparência foi um jeito de conseguir adesão à matéria em todos as bancadas.

O orçamento paralelo foi idealizado por Maia para evitar, segundo ele, a contaminação do orçamento de 2020 com as despesas referentes ao enfrentamento do coronavírus no país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?