metropoles.com

Paulo Coelho se oferece para bancar festival de jazz vetado na Rouanet

Evento, que se diz antifascista, foi reprovado pela Funarte sob o argumento de que “a arte é tão singular que pode ser associada ao Criador”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Redes sociais
Paulo Coelho e esposa, Cristina Oiticica, se oferecem para cobrir festival de jazz antifascista reprovado pela Funarte
1 de 1 Paulo Coelho e esposa, Cristina Oiticica, se oferecem para cobrir festival de jazz antifascista reprovado pela Funarte - Foto: Reprodução/ Redes sociais

A Fundação Coelho & Oiticica, do escritor Paulo Coelho e da mulher dele, a artista plástica Christina Oiticica, ofereceu-se para bancar a realização do Festival de Jazz do Capão.

O evento, que acontece há uma década na Bahia, teve o apoio por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) reprovado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). No parecer técnico, a Funarte assinalou que “a arte é tão singular que pode ser associada ao Criador”.

O Festival de Jazz do Capão posiciona-se nas redes sociais como “antifascista e pela democracia”.

“A Fundação Coelho & Oiticica se oferece para cobrir os gastos do Festival do Capão, solicitados via Lei Rouanet (R$ 145,000) Entrem em contato via DM pedindo a alguém que sigo aqui que me transmita”, anunciou Paulo Coelho, nesta segunda-feira (14/7), ao estabelecer uma única condição: “que seja antifascista e pela democracia”.

Entenda

Organizadores do Festival de Jazz do Capão utilizaram suas redes sociais, nesta segunda-feira (12/7), para relatar que não conseguiram captação de recursos através da Lei Rouanet depois de postarem que são a favor da democracia e contrários ao fascismo, em sua página no Facebook, em junho de 2020.

O governo federal deu parecer desfavorável ao festival, que está em sua nona edição, com justificativas como: “O objetivo e finalidade maior de toda música não deveria ser nenhum outro além da glória de Deus e a renovação da alma”, frase atribuída a Johann Sebastian Bach.

Reprodução

O parecer apresenta citações, versos em latim e frases como “a Arte é tão singular que pode ser associada ao Criador”. A conclusão é que o projeto traria “desvio de objeto, risco à malversação do recurso público incentivado com propositura de indevido uso do mesmo”.

Em uma rede social, o secretário Nacional de Incentivo e Fomento à Cultura, André Porciuncula, comentou a atitude de Paulo Coelho. “Parabéns, estão aprendendo que evento político/ideológico se faz com dinheiro privado, não com dinheiro público”, provocou o bolsonarista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?