metropoles.com

Patriota faz nova convenção e confirma mudanças para atrair Bolsonaro

Já filiado à legenda, senador Flávio Bolsonaro participou presencialmente da convenção realizada nesta segunda-feira (14/6)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
WhatsApp Image 2021-06-14 at 11.46.50
1 de 1 WhatsApp Image 2021-06-14 at 11.46.50 - Foto: Reprodução/Redes sociais

O Patriota confirmou, na manhã desta segunda-feira (14/6), mudanças no estatuto do partido, que visam atrair o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à legenda.

O vice-presidente do Patriota, Ovasco Roma, e o secretário-geral do partido, Jorcelino Braga, acusaram o presidente Adilson Barroso de forjar maioria na última convenção, realizada em 31 de maio, para alterar o estatuto.

Roma disse que foi executado um “golpe” para filiar o filho do presidente e falou que as mudanças para abrigar a família Bolsonaro foram impostas pelo comando da sigla.

Na reunião desta segunda-feira, Roma e Braga não votaram, e as alterações foram aprovadas por unanimidade. Adilson anunciou que a reforma do estatuto visa deixá-lo “mais enxuto” ao presidente.

Filiado ao partido há cerca de 15 dias, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) participou presencialmente da convenção, ao lado do advogado de Jair Bolsonaro, Admar Gonzaga, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e um dos responsáveis pela tentativa de criação do Aliança pelo Brasil.

Tentativa frustrada

Quando saiu do PSL, em novembro de 2019, Bolsonaro anunciou intenção de criar uma agremiação própria, o Aliança pelo Brasil. A tentativa, no entanto, foi frustrada, em razão do número de assinaturas necessárias, que não seria obtido a tempo das eleições de 2022.

Desde que admitiu a possibilidade de não conseguir fundar o partido a tempo, o mandatário iniciou tratativas em busca de uma legenda para abrigar sua candidatura à reeleição.

A convenção desta segunda foi convocada pelo presidente da sigla, Adilson Barroso, depois que foram exigidas explicações sobre a última convenção, marcada por tumultos em razão das mudanças no estatuto e do anúncio da filiação de Flávio Bolsonaro.

Nesta segunda-feira, a assembleia foi realizada de forma mista, com participações presenciais e virtuais. “Nós estamos fazendo uma convenção legitimamente estatutária, com a maioria aqui presente”, justificou Adilson.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?