metropoles.com

Partidos da base e da oposição se unem por CPI da “máfia das delações”

Requerimento para instalação da investigação foi protocolado nesta quarta (30/5) e conta com a assinatura de 191 parlamentares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Parlamentares de partidos da base do governo e de oposição protocolaram juntos nesta quarta-feira (30/5) um requerimento para a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) a fim de investigar suposto esquema de venda de proteção em delações premiadas por parte de advogados e delatores no âmbito da Operação Lava Jato. O documento conta com a assinatura de 191 deputados de oito siglas: PT, MDB, PP, PSB, PDT, PR, PCdoB e PSol.

A abertura da CPI depende da autorização da Presidência da Câmara. São necessárias apenas 171 assinaturas para que o pedido seja protocolado.

Segundo os deputados, nos acordos de colaboração firmados pelo Ministério Público, existe uma “máfia das delações”, composta por advogados e servidores públicos. “É necessário investigar a possibilidade de manipulação das colaborações premiadas, o que indica fraude nos procedimentos e a possibilidade do envolvimento de agentes públicos”, diz o requerimento.

Segundo o documento, as delações dos doleiros Vinícius Claret, o Juca Bala, e Cláudio de Souza – conhecido como Tony, ou Peter – teriam sido o ponto de partida para o pedido de CPI. Eles são acusados de integrar o esquema comandado por Dario Messer, chamado de “doleiro de todos os doleiros”. Os parlamentares afirmam que, em suas delações, Juca Bala e Tony acusam o advogado Antonio Figueiredo Basto de cobrar uma “taxa de proteção” de US$ 50 mil mensais (cerca de R$ 185 mil) de outros integrantes do conchavo, entre 2005 e 2013.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?