Partido Novo lança Van Hattem como candidato à presidência da Câmara
Legenda alega que não há, entre os candidatos lançados até o momento, um parlamentar condizente com suas pautas prioritárias
atualizado
Compartilhar notícia
Em coletiva de imprensa convocada para tarde desta quinta-feira (14/1), o Partido Novo anunciou que lançará Marcel Van Hattem (RS) à disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. O anúncio foi feito pelo líder da sigla na Casa, o deputado Paulo Ganime.
Ao justificar a escolha por Van Hattem, Ganime afirmou que não há, entre os candidatos lançados até o momento, um parlamentar condizente com as prioridades elencadas pelo Novo.
Durante o anúncio, ressaltou-se que a campanha do Novo será pautada, sobretudo, na independência da Casa em relação aos demais Poderes.
Esta é a segunda vez que Van Hattem concorre ao pleito. Na última eleição da Câmara, em 2019, o parlamentar também se lançou candidato à Mesa Diretora.
Van Hattem afirmou que sua candidatura simboliza o “retorno da boa reputação da Casa junto à população brasileira”.
“Uma candidatura que repete a iniciativa que tivemos no primeiro dia do nosso mandato no ano de 2019. Apesar de sermos uma bancada pequena neste parlamento, obtivemos não apenas os 8 votos para candidatura, mas outros 15 votos. Temos convicção de que o Brasil merece mais e é por isso que nós estamos decididos a enfrentar esse enorme e honroso desafio”, declarou.
Fôlego
Segundo Ganime, apesar de não ter sido eleito naquela ocasião, o apoio recebido pelo deputado deu fôlego para que a sigla tente, novamente, a presidência da Casa neste ano.
Ainda conforme a liderança do partido, o Novo busca com o candidato um presidente que esteja comprometido com a promoção de “reformas administrativas e estruturantes na Câmara, no Regimento Interno, na organização do trabalho e no combate à corrupção”, segundo Ganime.
“A Câmara é muito cara para aquilo que o Brasil pode pagar. As reformas estruturantes farão o Brasil sair dessa crise. A gente vive um momento muito decisivo e importante para o futuro do país e a presidência da Câmara tem papel fundamental para definir as questões importantes para o país. Por isso, o Novo não poderia se omitir”, afirmou o líder Paulo Ganime.
“O Brasil merece mais do que esta Câmara tem feito, e merece mais do que as atuais candidaturas estão propondo. Temos convicção de que, com uma campanha honesta e transparente, todos esses deputados que vão se somando a essa jornada vão nos fazer chegar ao segundo turno dessas eleições”, destacou Van Hattem.