metropoles.com

Partido da cultura é a cultura, diz ministro em sua posse

Em discurso, Marcelo Calero afirmou: “Estaremos sujeitos àquilo que a sociedade brasileira demanda, nunca a um projeto de poder”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
marcelo calero
1 de 1 marcelo calero - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Cultura, Marcelo Calero, afirmou, durante seu discurso de posse nesta terça-feira (24/5), que sua gestão será marcada por um comportamento republicano e que o “partido da cultura é a cultura, não qualquer outro”. “Estaremos sujeitos àquilo que a sociedade brasileira demanda, nunca a um projeto de poder”, afirmou.

O diplomata e ex-secretário de Cultura do Rio havia sido anunciado secretário nacional da Cultura, mas o presidente em exercício Michel Temer decidiu recriar a pasta da Cultura e ele foi alçado ao posto de ministro. A recriação da Cultura foi anunciada no último sábado (20), depois de a fusão da pasta com a Educação ter sido alvo de protestos de parte dos artistas e de servidores.

Calero disse que os artistas são trabalhadores que tecem os fios que desenvolvem a economia do País e que fazer gestão pública da cultura é ter presente, “antes de mais nada, a pluralidade brasileira”.

O ministro afirmou ainda que zelará pelo fortalecimento institucional e, a despeito da situação financeira com dificuldade, agradeceu a Temer pela recriação da pasta. “Agradeço a Temer por devolver à cultura o espaço elevado à altura de suas atribuições”, afirmou.

Calero fez uma série de citações em seu discurso, lembrou sua trajetória na secretaria e agradeceu a presença do ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, que foi seu ex-professor.

Michel Temer
Durante a cerimônia, o presidente em exercício, Michel Temer, afirmou que fatos equivocados em um dado momento podem gerar fatos positivos em outras ocasiões e exemplificou a “posse individualizada” e “especial” do ministro da Cultura, Marcelo Calero. “Ao dar posse a Calero estou homenageando a cultura nacional”, disse. Segundo Temer, os demais ministros tomaram posse de maneira informal e, por isso, a posse de Calero estava sendo registrada de forma individualizada e especial.

Logo no início de seu discurso, Temer pediu aos presentes que aplaudissem o ex-presidente José Sarney, “já que foi ele o criador” do Ministério da Cultura. O presidente em exercício citou um trecho do discurso de Calero e disse que concordava com o fato de que “o partido da cultura é a cultura”. “Ele disse muito bem: a cultura não é de ninguém, a cultura não é de partido, a cultura é nacional”, afirmou.

Temer destacou o perfil de diplomata de Calero e disse que além de boas referências trazidas pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, a quem Calero seria subordinado, a passagem do agora ministro pela secretaria de Cultura do Rio foi boa. “Em sua gestão ele conseguiu reunificar todo o setor cultural e deu-lhe grande desempenho”, disse. “O Marcelo (Calero) é diplomata e como todo diplomata é capaz de fazer uma coisa essencial para o Brasil hoje: que é o diálogo.”

O presidente em exercício refez a promessa de quitar os débitos com o setor até o final em parcelas. “Há um déficit na Cultura de R$ 230 milhões e vamos quitar esse déficit ainda este ano”, disse.

Apoio
O cineasta Cacá Diegues, que compareceu a cerimônia, disse que a posse de Calero era um reconhecimento da classe artística. “Fui o que mais escreveu contra extinção do Ministério, vim aqui para celebrar o reconhecimento”, disse. O cineasta destacou o trabalho de Calero no Rio e afirmou que agora é o momento de a classe artística colaborar para que seu trabalho na pasta dê certo.

Além de Cacá Diegues, poucos artistas compareceram à posse de Calero, como a atriz e diretora Carla Camurati e o ator Odilon Wagner.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?