metropoles.com

Parlamentares reagem a Moro como ministro da Justiça. Veja repercussão

Políticos e autoridades se manifestam sobre a escolha do juiz Sérgio Moro para o Ministério da Justiça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO
Sérgio Moro
1 de 1 Sérgio Moro - Foto: GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO

Parlamentares comentaram a indicação, nesta quinta-feira (1º/11), de Sérgio Moro para o governo de Jair Bolsonaro. Entre cumprimentos, elogios e críticas, o assunto dominou o meio político e as redes sociais.

Para o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), a confirmação dá margem para jornais do Brasil e do exterior falarem em “conspiração” contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desmoralizando os trabalhos no âmbito da Lava Jato.

O juiz responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro, Marcelo Bretas desejou sucesso. “Competência profissional e dignidade pessoal não lhe faltam para exercer as maiores funções em nossa República. Minhas orações para que Deus lhe dê sabedoria para superar os novos desafios, paz e felicidade a toda sua família”, disse.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também usou o Twitter para se manifestar. “Homem sério. Preferia vê-lo no STF, talvez uma etapa. Fusões de ministérios, sim, com prudência. Já vimos fracassos colloridos. Torço pelo melhor, temo que não, sem negativismos nem adesismos. A corrupção arruina a política e o país”, assinalou.

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) disse que, agora, ficou mais “fácil entender a implacável perseguição da Lava Jato contra Lula, o desespero de Moro para que o habeas corpus para soltar Lula não fosse cumprido e a decisão para que ele permanecesse isolado durante a campanha, sem nenhum contato com a imprensa”.

Janaina Paschoal, uma das autoras do pedido de Impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e deputada estadual eleita pelo PSL-SP, tem outro entendimento. A advogada considera não haver suspeita sobre o juiz, que tem “seu trabalho internacionalmente conhecido”.

Candidato a presidente pelo PSol e derrotado no primeiro turno, Guilherme Boulos vê o “sim” de Moro “dentro do jogo”. “Exceto pelo fato que estamos falando de um juiz que decidiu as eleições e a vida nacional com sua caneta nos últimos 2 anos”, disparou.

Luiz Philippe de Orleans e Bragança, eleito deputado federal pelo PSL-SP, aprovou a decisão. Moro é o “cara” para o “brasileiro que pede limpeza impiedosa contra corrupção até o restabelecimento da justiça”, declarou.

Governador eleito por São Paulo, João Doria (PSDB) disse que o juiz é um “patrimônio moral do Brasil” e que o magistrado sinaliza um “novo caminho de transparência e verdade na política brasileira”.

O advogado e deputado federal Wadi Damous (PT-RJ) criticou o jurista. “Será o pilar do estado policial-fascista brasileiro, mas também carregará para sempre a pecha de juiz parcial e sem isenção. Ele tem de se afastar ou ser afastado imediatamente dos processos da lava jato, em particular dos que envolvem o ex-presidente Lula”, escreveu no Twitter.

Candidata a vice-presidente na chapa encabeçada por Fernando Haddad (PT), Manuela D’Ávila (PCdoB) afirmou que, ao aceitar o convite para ser ministro da Justiça, o juiz “decide tirar a toga para fazer política”.

Deputado federal pelo PSol-SP, Ivan Valente questionou o novo ministro do governo Bolsonaro: “Cai a máscara de Moro. Comprova que sempre foi um carreirista e teve atuação seletiva. Reiteramos, vai mandar prender Onyx Lorenzoni? Réu confesso de praticar Caixa 2 da JBS”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?