Câmara conclui leitura de parecer sobre denúncia contra Temer
O procedimento faz parte do rito de votação da acusação formal, marcada para esta quarta-feira (2/8), a partir das 9h
atualizado
Compartilhar notícia
A Câmara dos Deputados concluiu na tarde desta terça-feira (1º/8) a leitura do parecer sobre a denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB-SP). Em sessão esvaziada, a 2ª secretária da Casa, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), leu a íntegra do relatório do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que pede a rejeição do pedido de investigação feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
A baixa presença de deputados em Plenário se deve às reuniões das bancadas do governo e da oposição, que estão, neste momento, discutindo estratégias para a votação final. Agora o parecer da denúncia será publicado no Diário Oficial da Câmara e estará pronto para ser votado na sessão desta quarta-feira (2), a partir das 9h.
Para que a deputada pudesse ler o parecer, eram necessários pelo menos 51 dos 513 deputados com presença registrada na Câmara. Como 90 parlamentares já estavam na Câmara, no momento da abertura da sessão deliberativa, o rito foi cumprido.
Denúncia
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou o presidente com base na delação de executivos da JBS. No entendimento da PGR, Temer teria consentido com a compra de silêncio do deputado federal cassado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) — que está preso —, em conversa fora da agenda oficial, com um dos donos da companhia, Joesley Batista.
O diálogo ocorreu em março, no Palácio do Jaburu, e foi gravado pelo empresário.